Representantes de 24 Estâncias do Estado de São Paulo, inclusive Olímpia, estiveram presentes na 5ª Reunião Extraordinária dos Prefeitos da Associação das Prefeituras das Cidades-Estância do Estado de São Paulo- Aprecesp.

O encontro foi realizado no sábado (3), no Ibiquá Eco Resort, na Estância Turística de Avaré.

DSC_0029-(3)

No encontro, entre outros temas de interesse dos municípios-estância, foi enfatizada a necessidade da formação de mão-de-obra para o setor turístico das cidades, bem como a elaboração de projetos e assinatura de convênios com o Governo do Estado, por meio do DADE (Departamento de Apoios ao Desenvolvimento das Estâncias), com mais agilidade.

A reunião foi presidida pelo prefeito de Avaré, Paulo Dias de Novaes Filho, e pelo presidente da Aprecesp e prefeito de Socorro, André Bozola. O prefeito da Estância Turística de Olímpia, Geninho Zuliani, esteve acompanhado de representantes da Secretaria de Turismo, diretor de Turismo Paulo Duarte e Cristina Prado.

Durante o evento, foi feito um balanço das ações desenvolvidas pela Aprecesp, este ano, e foi assinado o contrato de renovação com o SENAC, responsável pelos cursos de capacitação da associação. Foi apresentado o cronograma de atividades para 2016, que compreendem planejamento estratégico, captação de recursos, empreendedorismo para o turismo, fortalecimento de relacionamentos, acessibilidade no turismo, entre outras.

Fernando Zuppo, Gerente-Executivo da Aprecesp, mencionou a importância da qualificação devido à competitividade com os municípios de interesse turístico. Enfatizou também a necessidade do envolvimento da comunidade no desenvolvimento do turismo nas cidades.

DSC_0056-(1)

Antonio Vaz Serralha, assessor da Secretaria Estadual da Fazenda, alertou sobre a situação dos municípios que estão no CADIN – Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público –, uma vez que a inscrição no CADIN impede a realização de empenhos e assinaturas de convênios entre o Governo do Estado e as Prefeituras. Segundo o Assessor, a Estância Turística de Olímpia não está na lista, tendo suas quitações em dia e podendo receber recursos.

Um debate entre Prefeitos e o DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias –, representado pelo Diretor Adalberto Ferreira da Silva, tratou da elaboração de projetos e assinatura de convênios. Foram esclarecidas dúvidas dos Prefeitos e tratadas alternativas para a desburocratização da disponibilização de recursos. Diante disso, a Aprecesp sugeriu a nomeação de uma comissão para levantar as dificuldades e propor soluções e anunciou ainda a contratação de uma arquiteta para auxiliar os municípios na elaboração técnica de projetos e, assim, agilizar a assinatura de convênios.

DSC_0014-(1)O Prefeito Geninho Zuliani avalia os encontros como fundamentais para o desenvolvimento turístico das Estâncias. “Como filiada à Aprecesp, Olímpia tem que estar presente porque sempre tem algo novo a acrescentar. É importante para que nós possamos melhorar nossas condições como Estância e, acima de tudo, trocar experiências com os demais municípios”, declara.

Para o Secretário de Turismo Beto Puttini, o trabalho da Aprecesp facilita o relacionamento entre os municípios, com o Governo do Estado e ainda promove a qualificação.

“A associação trabalha como suporte para que as Estâncias do Estado desenvolvam seu potencial com qualidade”, comenta.

Ainda estiveram presentes na reunião o Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, o Presidente da Skal-SP, Arisitides Cury, e o Presidente da AMITUR – Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, Jarbas Favoretto.

A próxima reunião de Prefeitos está marcada para os dias 6 e 7 de novembro, na Estância Balneária de Bertioga.