A fim de fomentar o receptivo turístico, a Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Turismo realizou um treinamento com os Guias de Turismo locais, cadastrados pelo Ministério do Turismo.

Durante a reunião, a Diretoria de Atendimento ao Turista apresentou os roteiros de city tour formatados para que o visitante conheça a cidade. O projeto contempla os principais atrativos turísticos, bem como o tempo de duração total e visitação em cada ponto, a história dos locais, curiosidades do município, prédios históricos, entre outras informações.

A iniciativa do treinamento se deu devido a demanda de realização de city tours que a Secretaria de Turismo tem recebido de agências de viagens de fora, que organizam excursões para o destino. No mês de maio, um grupo de Aparecida – SP participou de um projeto piloto de city tour, que foi desenvolvido pelo Turismo e demonstrou a importância da atividade para o município.

Segundo pesquisas de perfil da demanda do turista, a média de visitação local é de três dias. Sendo assim, o city tour, além de criar identificação do visitante com a cidade, tem ainda o objetivo de contribuir com a permanência do turista no destino.

“A oferta do city tour é fundamental para o turismo de uma cidade, pois é o primeiro contato que o visitante tem com a história e as opções de lazer disponíveis. Olímpia ainda não tem esse serviço e, por isso, a Secretaria de Turismo formatou roteiros e mostrou o produto para os Guias de Turismo, que são profissionais capacitados e regularizados para exercer a função. Em breve, acreditamos que nossos turistas poderão contar com esse passeio”, declara Marcelo Paschoal, Secretário de Turismo.

No próximo domingo, 26, a Secretaria de Turismo fará um treinamento prático com os Guias de Turismo, realizando um city tour com um grupo de turistas de Mogi das Cruzes.