Da Redação — Segundo estatísticas, a Estância Turística de Olímpia espera receber entre 600 mil e 800 mil turistas até o final de fevereiro. O ‘boom imobiliário’ continua em franca ascensão para o setor hoteleiro, vários resorts sendo construídos, a gastronomia vem crescendo, e a economia se desenvolve. O vice-presidente executivo do Olímpia Convencion Bureau, e empresário da Pousada Beco da Lua, Idney Fávero, alerta para a necessidade de se ampliar o Cadastur, já que menos da metade dos meios de hospedagem aderiu a este Cadastro do Ministério do Turismo.

O Diário de Olímpia ouviu Idney (foto) sobre o tema:

DO: Nesta época de grande fluxo de turistas em nossa cidade, qual a importância para o hóspede antes de contratar um meio de hospedagem fazer uma consulta ao Cadastur, para saber se o mesmo se encontra cadastrado no Ministério do Turismo?

IF: Segundo o MTur, o Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo e visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor sendo também uma importante fonte de consulta para o turista.

DO: O Cadastur é obrigatório para empresas e profissionais do turismo?

IF:Sim, a partir da Lei nº 11.771/08 , Lei Geral do Turismo, que é considerado o marco regulatório do setor, a LGT, reuniu várias normas relativas ao setor que se encontravam dispersas dentro da nossa legislação.

DO: Quem deve se cadastrar no Cadastur segundo a lei?

IF: O Cadastro é obrigatório para:

  • Agências de turismo
  • Meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café
  • Guias de turismo
  • Transportadoras turísticas
  • Acampamentos turísticos
  • Organizadoras de eventos
  • Parques temáticos

DO: Quais outros cuidados o hóspede de tomar em relação ao meio de hospedagem para ter uma estadia tranquila?

IF: É importante solicitar a confirmação por escrito da reserva,   este documento deve conter ainda informações sobre o tipo de unidade habitacional ou acomodação, os serviços oferecidos durante a estadia, horário de check-in, formas de pagamento e de cancelamento. Por último, no momento de check in, é muito importante preencher a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) para cumprimento de norma da Embratur.