DO DIÁRIO — A gastronomia de Olímpia ganhará protagonismo no calendário turístico da cidade em julho. Foi lançado na manhã desta segunda-feira (22) o 1º Festival Gastronômico “Sabores de Olímpia”, evento que reunirá 16 restaurantes locais entre os dias 13 e 31 de julho em um circuito culinário com pratos exclusivos, votação popular e premiações.

O lançamento foi realizado no Espaço Café com Ideias, na Praça Rui Barbosa, com a presença do prefeito Geninho Zuliani, do secretário de Turismo Beto Puttini, de representante do Sebrae, além de empresários e comerciantes do setor.

A proposta é ampliar a vocação turística de Olímpia, tradicionalmente associada aos parques aquáticos e aos grandes eventos, incorporando agora a gastronomia como experiência central para moradores e visitantes.

“É uma alegria lançar oficialmente o 1º Festival Gastronômico de Olímpia. Este projeto reforça nosso compromisso com o turismo, com a valorização dos empreendedores locais e com a geração de oportunidades”, destacou o prefeito Geninho Zuliani durante o evento.

Segundo ele, a expectativa é que a iniciativa fortaleça ainda mais a cidade como referência em hospitalidade.

Prefeito Geninho Zuliani e secretário de Turismo Beto Puttini, na manhã de hoje (22)

“Tenho certeza de que esta será a primeira de muitas edições de sucesso, contribuindo para fortalecer ainda mais nossa cidade como referência em turismo e hospitalidade.”

Gastronomia além dos parques

A criação do festival faz parte de uma estratégia de diversificação da economia turística local.

A avaliação é de que, além de parques, resorts e eventos consolidados, Olímpia tem potencial para desenvolver uma identidade gastronômica própria capaz de aumentar a permanência dos visitantes e ampliar o consumo em negócios locais.

Para o secretário de Turismo, Beto Puttini, o festival representa um avanço nessa direção. “Este festival representa um importante passo para consolidar Olímpia também como um destino gastronômico. Queremos que nossos visitantes levem consigo não apenas as lembranças dos atrativos turísticos, mas também os sabores que fazem parte da nossa identidade.”

Simone Ribeiro Haduo, do Sebrae-SP,  parceiro da iniciativa, destacou a gastronomia como ferramenta de desenvolvimento econômico e fortalecimento de pequenos negócios. “O Sebrae acredita no potencial da gastronomia como ferramenta de desenvolvimento econômico, inovação e fortalecimento dos pequenos negócios.”

A entidade também ressaltou que o projeto cria novas oportunidades de visibilidade para empreendedores do setor.

Mandioca será ingrediente-tema

Um dos diferenciais da primeira edição será a definição de um ingrediente central para todos os participantes. Neste ano, a escolhida foi a mandioca.

O alimento, amplamente presente na culinária brasileira, servirá como base ou elemento de destaque dos pratos desenvolvidos pelos restaurantes.

A proposta é estimular criatividade, inovação e identidade culinária.

Cada estabelecimento deverá apresentar receitas autorais explorando a versatilidade do ingrediente em diferentes técnicas e estilos gastronômicos.

Votação popular e premiação

O público terá papel ativo no festival. Por meio de uma plataforma digital, consumidores poderão consultar os restaurantes participantes, conhecer os pratos inscritos e registrar avaliações.

O sistema também contará com mecanismo de engajamento. Clientes que acumularem pelo menos três selos de participação ao visitar estabelecimentos do circuito poderão concorrer a prêmios.

A expectativa é estimular o público a circular por diferentes restaurantes, ampliando o impacto econômico do festival.

Restaurantes participantes

Participam da primeira edição do Sabores de Olímpia:

Aurora Restaurante e Pizzaria
Bella Grill Pizzaria Hamburgueria e Restaurante
CA Home Restaurante
Estação 188
Estância da Picanha
Farol Bar e Restaurante
Flor do Campo Cozinha Saudável
Haragano’s Steak e Pizzas Gourmet
Kauai Gastrobar
Mix Picanha
Oliva Restaurante
Brahma Sport Bar (ex-Rock Ribs)
Terraço Hot Beach Restaurante
Tropicalia Restaurante e Pizzaria
Tropicalia Terra e Mar
Villa da Vó Restaurante e Pizzaria

Agora, a expectativa é pela divulgação dos pratos que irão compor oficialmente o circuito gastronômico.

Serviço

1º Festival Gastronômico Sabores de Olímpia
Data: 13 a 31 de julho de 2026
Cidade: Olímpia/SP
Participantes: 16 restaurantes
Ingrediente-tema: Mandioca
Votação: Plataforma digital
Premiação: Participantes com 3 selos concorrem a prêmios