O prefeito Fernando Cunha publicou na Diário Oficial do Município, na última semana, decreto dispondo sobre a regulamentação no atendimento dos serviços públicos municipais, obrigando o usuário a portar o Cartão Cidadão Olimpiense, ou preencher formulário no ato do atendimento.

O servidor público que não exigir a apresentação do Cartão Cidadão por parte do munícipe, fica sujeito às sanções impostas na Lei Complementar do Estatuto dos Servidores Públicos do Município.

O CARTÃO

Cartão Cidadão Olimpiense , criado com o objeto de unificar os dados dos moradores a fim de facilitar o acesso aos serviços públicos, já realizou mais de 40 mil cadastros desde a sua implantação em junho de 2018. O cartão identifica as necessidades específicas de cada munícipe a partir de informações e registros inseridos em um sistema, e que estão disponíveis para os servidores municipais. Desta forma, os serviços são integrados por um único documento.

Atualmente, tem sido uma das ferramentas de acompanhamento da Covid-19, já que agendamentos, atendimentos médicos e outras necessidades, são geridas pelo Cartão.

Com o cartão, o cidadão pode usufruir dos atendimentos da saúde como agendamento de consultas e exames, e retirada de medicamentos, além de fazer matrículas escolares, utilizar o transporte escolar, inscrever-se em cursos e campeonatos esportivos e atendimentos sociais.

Para facilitar o acesso a alguns serviços também está disponível o aplicativo “CCC Olímpia”. Nele, é possível agendar consultas médicas, solicitar tapa buracos e limpeza de praça pública, agendar emissão do RG e registrar falta d’água ou água com coloração estranha, além de preencher um questionário avaliando os serviços de saúde. O aplicativo pode ser baixado no APP Store e no Google Play.

Para a confecção do cartão, é necessário apresentar os documentos originais CPF, RG, Cartão SUS, Comprovante de endereço (água, luz, IPTU ou telefone fixo), Certidão de nascimento (para menores) ou casamento. Também é aplicado um questionário simples para coleta de algumas informações e tirada uma foto digital do morador. É importante que todos os cidadãos realizem o cadastro, desde os recém-nascidos, e que também atualizem informações em caso de alguma mudança.

Em caso de dúvidas, o morador pode acessar o site oficial www.cartaocidadaoolimpia.com.br ou procurar um dos pontos de cadastro.