5…4…3…2…1…Zero! Com a contagem regressiva do lançamento desta sexta-feira (13) de mais 57 satélites da Starlink, pela SpaceX, o Diário de Olímpia conseguiu um feito histórico para a Estância Turística de Olímpia e, certamente, em termos de Brasil: transmitir o Jornal da Noite, mesmo com atrasos de acertos e de uma primeira live frustrada, entrevistando o CEO da Rapid Cloud, Gustavo Luppi. Com alguns acertos de posicionamento da antena, em nosso quintal, com o mínimo de interferência, ficamos no ar sem problemas por mais de 53 minutos. Assista:

Gustavo fez a pré-order há 14 meses, e há duas semanas a Rapid Cloud é a principal internet banda larga da empresa que não pode ficar um minuto sequer sem internet, afinal, mesmo incipiente no Brasil, com pouco mais de 2 mil satélites no Planeta, o Brasil tem cobertura de apenas nos Estados do Sul e Sudeste, passando, evidentemente, por Olímpia.

Nesta sexta-feira (7), a SpaceX lançou mais 57 satélites Starlink. O Diário reproduziu deste minutos antes do lançamento até o pouso do foguete de volta à sua base, antes da abertura inaugural com a parceria da Rapid. Essa será 11ª missão de lançamento desses satélites que formarão a constelação Starlink, um projeto que visa fornecer sinal de internet banda larga para todo o globo terrestre, principalmente para as regiões mais necessitadas.

A missão desta sexta foi a oitava somente este ano, e a decolagem deu-se a partir Complexo de Lançamento 39A, no Kennedy Space Center da NASA, no Estado da Flórida.

O projeto Starlink foi criticado por astrônomos que defendem a “escuridão intocável” do céu, uma vez que seus satélites são muito brilhantes, especialmente após a decolagem. A companhia, no entanto, está de esforçando para reduzir esse brilho, como reforça o próprio CEO da Rapid Cloud em entrevista ao Diário.

A ENTREVISTA COM LUPPI

Gustavo Luppi, bem didático e conhecedor dessa nova banda larga espacial que vem estudando desde quando a SpaceX – do milionário Eslon Musk (foto). Milionário é pouco para definir esse ser que é uma mistura de Thomas Edison, Henry Ford, Howard Hughes e Steve Jobs, ele é o homem por trás dos cobiçados esportivos elétricos da Tesla Motors, dos painéis e baterias de energia solar popularizados pela SolarCity e dos foguetes espaciais da SpaceX, construídos do zero com recursos privados e muito mais baratos que qualquer versão já lançada pelas agências governamentais. Entre as próximas metas de Musk está a colonização de Marte.

A Rapid Cloud existe há 8 anos no mercado, Gustavo começou a estudar programação muito cedo, passou a hospedar sites, e viu que a infraestrutura da internet abriu as suas janelas de seu conhecimento e interesse, iniciou com um servidor pequeno, e o Diário de Olímpia foi o seu primeiro cliente, hoje com quase 2 mil clientes, no Brasil e no mundo, mas a expansão está sob controle, não quer quantidade e sim com qualidade, por isso o investimento agora na internet Starlink, ainda muito cara no Brasil.

Gustavo Luppi conta o que é a Starlink, o que o levou a ter uma internet desse naipe, mesmo porque a Rapid Cloud, segundo ele, “não pode ficar um minuto offline, não serve para um uso casual, se tiver uma boa fibra em casa, na empresa, mas no meio do nada, em viagens, é uma internet revolucionária, mesmo com as dificuldades que temos, como sofremos hoje na primeira live, mas com correções e paciência a gente conseguiu acertar”.

Quer saber mais, tirar dúvidas, sobre essa internet espacial? Assista à live com qualidade Rapid Cloud e Starlink.