Entidades assistenciais da Estância Turística de Olímpia receberam os repasses dos Fundos Municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente, referentes ao ano de 2017, no gabinete do prefeito Fernando Cunha.

A ocasião contou com a presença das secretárias Cristina Reale (Assistência Social) e Mary Brito (Finanças), funcionários da secretaria de Assistência Social, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Edivaldo Quiles, a presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Patrícia Blanco, e representantes das entidades de Olímpia: APAE, Cidade da Imaculada, Abrigo São José, Cidade Mirim de São João Batista, Instituto Santa Filomena, ABECAO e ONG Humanizar.

No total, o Fundo Municipal do Idoso arrecadou R$ 74.840,00 destinados integralmente ao Abrigo São José, que é a entidade exclusiva no atendimento de idosos no município. Já o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente conseguiu uma arrecadação de R$ 130 mil, dividida entre as demais instituições. 

A ação foi marcada pela entrega de um cheque simbólico com o valor do repasse destinado a cada entidade. Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, o ato é uma forma de prestar contas sobre os recursos e incentivar o trabalho das entidades.

“É muito importante nós darmos transparência sobre o dinheiro público e prestar contas à comunidade que são as pessoas que doam para os Fundos Municipais. É uma responsabilidade muito grande para os Conselheiros analisar a proposta e o trabalho das entidades e fazer a deliberação sobre esses repasses. Nós sabemos que todas as entidades são extremamente importantes porque elas são uma extensão do trabalho social realizado no município e tem um papel importantíssimo na vida da nossa cidade”, destacou a secretária.

Para o prefeito Fernando Cunha, essas ações são oportunidades para incentivar a participação social da comunidade. “Vocês fazem um trabalho voluntário e querem dividir um pouco do tempo e do talento de vocês em prol da cidade. Nós estamos na função, somos passageiros, queremos deixar nossa contribuição, mas a cidade tem que continuar, então essa participação é muito importante, vocês são exemplos. Esse recurso advém do incentivo fiscal do Imposto de Renda, então é importante a gente aproveitar para tentar promover que as pessoas tomem consciência para que a gente consiga ampliar e fazer com que mais pessoas exerçam essa contribuição”, salientou o prefeito.

CAMPANHA DE DESTINAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Com o propósito de incentivar pessoas físicas e jurídicas a destinarem o Imposto de Renda devido a entidades e projetos, a Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social, iniciará campanhas com a distribuição de folhetos sobre a doação para os Fundos Municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente da Estância Turística de Olímpia.

A ação visa orientar sobre como a doação pode ser feita e os benefícios que a destinação já proporcionou para as entidades assistenciais, principalmente, investimentos em melhorias estruturais para oferecer condições mais adequadas aos assistidos.

Vale lembrar que a destinação é válida apenas para contribuintes que façam a Declaração do Imposto de Renda completa e não a simplificada. Além disso, pessoa física pode deduzir até 6% do imposto devido na declaração e pessoa jurídica até 1%.