O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, assinou na manhã desta segunda-feira (26) dois convênios para a construção da Casa da Juventude e o Programa Rotas Rurais, em Barretos, com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia e do deputado federal Geninho Zuliani que intermediou essas conquistas.

A Casa da Juventude vai oferecer espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional. O equipamento terá ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil. O projeto será gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional e contará com a participação das Secretarias de Desenvolvimento Econômico; Cultura e Economia Criativa; e Habitação, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

Agora, com a formalização do convênio, a Prefeitura de Olímpia vai indicar um terreno e ficará responsável pela aquisição de móveis e demais equipamentos. O Estado vai financiar o prédio com área construída de 240m², em estrutura metálica e alvenaria. O prazo médio para a entrega de cada unidade é de oito meses.

O projeto, que era uma meta de governo da atual gestão, vai ajudar jovens na busca por oportunidades de emprego e renda com ações voltadas para a qualificação profissional, economia criativa, empreendedorismo e convivência. Além de cursos de qualificação profissional, a Casa da Juventude incentivará o coworking com área projetada especificamente para o trabalho colaborativo, garantindo que os jovens possam desenvolver projetos empresariais em diversos setores.

Para a qualificação profissional, o Estado vai oferecer cursos de capacitação gratuitos do Novotec Expresso, além de um ambiente para desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e startups. As Casas da Juventude também serão unidades acadêmicas e operacionais para atividades presenciais de cursos oferecidos pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Em Olímpia, a Casa da Juventude será conduzida pela secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, sob o comando do secretário Fernando Roberto da Silva.

Já o programa Rotas Ruais tem o objetivo de viabilizar acesso as propriedades rurais e o deslocamento de pessoas, produção, insumos, serviços de emergência, segurança, entregas e outros. A ausência desses instrumentos compromete a qualidade de vida, as atividades socioeconômicas e o pleno exercício da cidadania pelas populações rurais.

O projeto busca construir instrumentos capazes de solucionar essa lacuna presente no ambiente rural; tomando como apoio tecnologias da informação e de geolocalização reunidas em uma única plataforma de acesso remoto. As aplicações envolvem a atribuição de endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso.