Os moradores do distrito de Ribeiro dos Santos, na Estância Turística de Olímpia, foram beneficiados por duas importantes ações nesta semana. Uma cerimônia, realizada no fim da tarde dessa quinta-feira, 02 de maio, marcou a entrega do Centro de Múltiplo Uso e a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de construção de 106 unidades habitacionais da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano.

O Centro de Múltiplo Uso “João Batista de Carvalho” passou a funcionar no antigo prédio do Centro Recreativo. O imóvel foi construído em 2002, mas estava sem uso. O local foi reformado e a nova estrutura conta com espaços para atividades, área administrativa, serviços sociais, sala para os Correios, subsede da Polícia Militar, salas para cursos, cozinha piloto e um grande salão para eventos. No total, foram investidos R$ 140 mil de recursos da Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social.

O nome do Centro é uma homenagem a um antigo e querido morador do distrito, que residiu no local por 73 anos. Foi fiscal e, por muito tempo, considerado diretor do distrito, passando por gestões dos ex-prefeitos Álvaro Marreta Cassiano Ayusso, Wilson Zangirolami, José Carlos Moreira, José Fernando Rizzatti e Luiz Fernando Carneiro. Familiares de João Batista estiveram na solenidade e receberam um mimo.

Na mesma ocasião, com as presenças do prefeito Fernando Cunha, do deputado federal olimpiense, Geninho Zuliani, do secretário-adjunto de Habitação do Estado de São Paulo, Fernando Marangoni, do presidente da CDHU, Eduardo Velucci, de vereadores, secretários municipais, do diretor do distrito João Paulo Morelli, de outras autoridades municipais e estaduais e da comunidade, foi também assinada a Ordem de Serviço para a construção de 106 unidades habitacionais.

No uso da palavra, o secretário-adjunto de Habitação, Fernando Marangoni, e o presidente da CDHU, Eduardo Velucci, falaram sobre as obras. “A proposta é oferecer à população de Olímpia o melhor: entregaremos em cerca de 36 meses casas de qualidade, com cerca de 48 metros quadrados, com pisos cerâmicos em todos os cômodos, azulejos nas paredes hidráulicas, acessibilidade, tecnologia de placas de energia fotovoltaica, que resultam em economia na conta paga por cada morador, entre outras melhorias. Estarmos na cidade anunciando um investimento de mais de R$ 7 milhões, mesmo num ano de escassez de recursos, é a prova de nosso empenho e da vontade política desse governo em trabalhar por esse importante município paulista. Olímpia pode contar conosco!”, afirmaram.

A construção das casas é um pedido antigo dos moradores. O terreno foi doado ao Estado em 2017, mas por problemas administrativos as obras ainda não começaram. Um novo processo licitatório foi reaberto, no ano passado, tendo como vencedora a empresa Alcance Engenharia e Construção Ltda., de Teófilo Otoni-MG.

O deputado federal e ex-prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, citou o desenvolvimento dos distritos e o processo para liberação das casas. “Nós conseguimos avançar com a cidade em vários aspectos, mas faltava no distrito um ponto de apoio social, um ponto recreativo, e quem ganha hoje é a população de Ribeiro dos Santos. Quando conquistamos as casas de Baguaçu e Ribeiro, nós vivíamos outro momento na política. Baguaçu avançou mais rápido porque conseguimos negociar mais facilmente a área, mas em Ribeiro foram autorizadas as casas e infelizmente veio a crise e era um recurso alto. Agora todos vão ter oportunidade de participar de um amplo sorteio que a CDHU vai realizar, sem falar que, no período de obras, também temos geração de emprego. Digo ainda que o prefeito Fernando Cunha teve um papel fundamental nessa conquista, formalizou a doação do terreno e esteve inúmeras vezes na CDHU pra conseguir a construção, que vai se realizar nos próximos meses”, relatou.

Encerrando os discursos, o prefeito Fernando Cunha falou sobre o uso do centro inaugurado e a contribuição dos órgãos do Estado em projetos do distrito. “Aqui é uma obra prioritária porque nós valorizamos a Assistência Social, que é o braço da Administração que chega aos mais vulneráveis. Hoje, a gente abre um local de múltiplos usos, de serviços, mas também de eventos e atividades para a comunidade. É mais uma obra iniciada pelo nosso ex-prefeito, que concluímos porque queremos fazer o melhor para o futuro da nossa população”, disse.

“Queremos entregar este ano as escrituras do distrito da área da Antiga FEPASA, que temos apoio do Cidade Legal, da secretaria de Habitação, que irá beneficiar mais de 40 famílias em Ribeiro. E agora estamos anunciando as casas do CDHU. Nós lutamos, lutamos, mas agora está se concretizando com esse novo Governo Estadual. Ribeiro dos Santos terá o seu conjunto habitacional da CDHU, que oferece mais oportunidades e atende mais famílias do que outros programas habitacionais. Somos uma cidade em constante crescimento, mas o que mais importante é a qualidade de vida da população”, acrescentou.

Ao final dos discursos, foi assinada a Ordem de Serviço e descerrada a placa inaugural do Centro de Múltiplo Uso, que agora está oficialmente à disposição de todos os moradores com estrutura adequada para a prestação de serviços e desenvolvimento de atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here