Nesta quinta-feira (17), bancários associados do Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e Região participaram do pleito eleitoral que elegeu a nova diretoria da entidade para os próximos quatro anos. O Sindicato é um dos 23 filiados da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e representa 32 municípios em sua base.

O olimpiense Hilário Juliano Ruiz de Oliveira foi eleito vice-presidente. A posse está marcada para o dia 1º de julho. Anteriormente, Hilário era vice-presidente regional em Olímpia e, provavelmente, segundo revelou ao Diário hoje (18), em 2024 assumirá a presidência do Sindicato dos Bancários de Rio Preto.

“É um desafio muito grande que temos pela frente, temos diretores experientes inseridos na chapa votada, e eu me incluo nela, e alguns novatos que estão entrando, para representar a categoria bancária nos próximos quatro anos. Passei a ter um cargo de grande valia, temos 33 municípios que o Sindicato representa, uma categoria que tem história de luta, unidade, e a gente espera que esse resultado da eleição nos dê animo para continuarmos a luta por essa classe tão trabalhadora”, disse Hilário.

Em Olímpia, como vice-presidente regional, ficou à frente o Carlos Eduardo Coquemala, do Bradesco, ao lado de um diretor, Alan, do Banco do Brasil; o Júlio, da Caixa Federal, mais quatro bancários aposentados que fazem parte do Conselho Consultivo do Sindicato, Wagner Guimarães, a Cláudia e o Donizete. “Eu vou continuar aqui com um trabalho paralelamente em Olímpia, com foco em São José do Rio Preto”, assinalou Hilário, ao Diário.

A ELEIÇÃO

A votação aconteceu nos próprios locais de trabalho, por meio de urnas itinerantes que percorreram todas as agências bancárias que fazem parte da base territorial do sindicato. Associados que estavam em home office, férias ou afastados também puderam exercer seu direito votando em urna fixa da sede social do sindicato. A votação ocorreu das 8h às 17h e contou com a participação de 78.9% dos bancários associados.

A apuração ocorreu no final do dia e apontou o resultado de 98.3% para a Chapa 1.

O atual presidente do sindicato, Aparecido Roveroni, falou do processo eleitoral e agradeceu a participação dos sindicatos de todo estado na realização do pleito.

“Foi uma eleição tranquila, transparente, democrática, que refletiu nas urnas a confiança dos colegas bancários nesta nova diretoria, que conta com a experiência de diretores que estão no atual mandato, e com o vigor dos novos colegas que ingressam na vida sindical. Agradeço aos companheiros dos sindicatos de todo estado que nos apoiaram neste processo, garantindo a lisura e a eficiência na coleta dos votos”

O presidente eleito, Júlio César Grochovski, agradeceu a confiança depositada na nova diretoria do sindicato.

“Foi uma eleição muito transparente e democrática. Agradeço a todos os companheiros que compõe a chapa e a todos os colegas bancários e bancárias que nos confiaram o voto. Tenham certeza de que juntos, daremos sequência na história do sindicato que sempre foi protagonista na luta pelos direitos e melhorias nas condições de trabalho, saúde e econômica da categoria bancária”, destaca.

O vice-presidente eleito, Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, ressaltou que o resultado da eleição reflete a credibilidade da chapa apresentada aos bancários.

“O resultado das urnas representa a credibilidade da chapa apresentada aos bancários, essa conquista nos traz mais energia e vontade para continuar lutando em defesa da classe trabalhadora. Esta nova diretoria terá grandes desafios pela frente, principalmente no âmbito do governo Federal, neste ano de eleição, é importante escolhermos bem nossos representantes, identificar aqueles que defendem a pauta da nossa categoria, inclusive as dos bancos públicos, e nos posicionar. Nossa luta continua”

A diretoria eleita conta com 48 membros efetivos e suplentes na diretoria administrativa e 15 membros no conselho consultivo, representando praticamente todas as instituições financeiras da base territorial.