O bispo diocesano de Barretos, Dom Milton Kenan Júnior, atenderá a jornalistas na próxima quarta-feira de Cinzas (10), em uma coletiva de imprensa. O momento acontecerá após a abertura oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, no auditório da Cúria Diocesana de Barretos, no bairro Jockey Club.

cd582e70dd26f491ff9869827225173d
Dom Milton Kenan (foto Tininho Jr)

O tema da CFE-2016 é “Casa comum, nossa responsabilidade”, e tem como lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24), e reflete o problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos que é a fragilidade, e em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico no Brasil.

Também participará da entrevista o assessor diocesano para a Campanha da Fraternidade, Pe. Luiz Paulo Soares, membros da equipe diocesana e Fabiano BottaTonissi, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP, que apresentará alguns dados sobre a questão ambiental na área que compõe a Diocese de Barretos. Fabiano, que é especialista ambiental – Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SP), tem experiência na área de Ecologia com ênfase em Ecotoxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecotoxicologia, limnologia, metais pesados, biomarcadores de estresse oxidativo, ecoturismo e áreas naturais protegidas e educação ambiental.

A CFE é uma iniciativa que tem sido realizada a cada cinco anos por diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica. A primeira CFE foi organizada no ano 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”. A segunda edição, em 2005, falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”. Em 2010, o tema versou sobre “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Integram a Comissão da Campanha de 2016: Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Presbiteriana Unida (IPU), Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA), Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), Visão Mundial e Aliança de Batistas do Brasil. Na diocese não há presença dessas outras igrejas cristãs que integram a comissão da CFE-2016.

Uma das novidades da CFE-2016 é a parceria com a Misereor – entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.

A CFE-2016 será aberta nas paróquias durante missas à noite com o rito da imposição das cinzas.