Da Redação — A primeira edição da Revista da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Londrina, faz homenagem ao Professor Nely Lopes Casali, nascido em Olímpia e falecido aos 85 anos em Londrina, em 2007, de acidente de trânsito.

Segundo informa o professor de Direito, também olimpiense, Thiago Caversan Antunes, membro do Conselho daquela Subseção, Casali “lembrava com muito carinho da cidade, de onde saiu ainda jovem”.

Thiago-Caversan
Advogado olimpiense Thiago Caversan Antunes

“Tenho a honra de compor o Conselho da Subseção de Londrina da Ordem dos Advogados do Brasil, que lançou a revista, e que é organizada por renomados juristas daqui”, disse Thiago ao Diário. São eles: professor-doutor Fábio Fernandes Neves Benfatti, professora-doutora Rozane da Rosa Cachapuz e professor-doutor Zulmar Antonio Fachin.

Acerca dessa primeira edição e da homenagem ao falecido professor de Direito olimpiense, o organizador Fábio Fernandes Neves Benfatti, escreveu:

capa-oab“É com imensa satisfação que damos início a revista científica da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Londrina, fruto de inspiração da atual diretoria e de transpiração dessa comissão organizadora. Nesse primeiro número, procurou-se valorizar o concurso de monografias “O DESAFIO DA ADVOCACIA NO SÉCULO XXI”, em homenagem ao Professor Dr. Nely Lopes Casali, renomado jurista londrinense, que sempre defendeu e desempenhou com fidalguia e probidade a atividade profissional do advogado. Alguns capítulos foram tirados desse concurso de monografias, e representam o cuidado com a qualidade técnica desde o seu primeiro número”.

QUEM FOI NELY LOPES CASALI

Nely Lopes Casali, que faleceu em Londrina no dia 14 de junho de 2007, aos 85 anos, nasceu em Olímpia.

Foi aluno da primeira turma do Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (formou-se com láurea acadêmica e logo em seguida se tornou professor), e também foi um dos fundadores do Mestrado em Direito da UEL (o primeiro mestrado em Direito do interior do país).

Quando faleceu, havia se aposentado da Universidade Estadual de Londrina (compulsoriamente, por força do limite de idade previsto na Constituição Federal), mas continuava em atividade, como coordenador do curso de Direito da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) – de onde tenho a honra de ser, atualmente, também, professor.

O Prof. Dr. Nely foi uma pessoa que granjeou muito respeito em Londrina, onde já recebeu inúmeras homenagens. Foi, por exemplo, homenageado pela Câmara Municipal de Londrina, em 17/05/2000, com o título de cidadão honorário.

Segundo consta, Nely Casali nasceu em Olímpia no dia 31de dezembro de 1922. Foi como engenheiro agrônomo que ele chegou ao Paraná, em 1952, mas  cedendo a uma tendência natural para a área jurídica, fez o curso de Direito na antiga Faculdade Estadual de Direito de Londrina, com a turma pioneira, que colou grau no dia 17 de fevereiro de 1963.

Por ter sido o primeiro aluno da turma, obtendo inclusive a láurea acadêmica, candidatou-se ao cargo de professor e foi aprovado.

A REVISTA DA OAB LONDRINA