Funcionários Públicos Municipais de Olímpia estão passando por nova Avaliação de Desempenho. Eles concorrem, por merecimento, a 6% de reajuste em seus salários.

Este é o terceiro ano que a Prefeitura realiza a avaliação, que alcança até 25% dos servidores concursados. No momento está sendo finalizada a segunda etapa, que é a ciência dos quesitos dos servidores. A primeira etapa foi o do desenvolvimento dos quesitos nos quais os servidores serão avaliados, e a terceira etapa será a avaliação individual pela chefia imediata.

De acordo com levantamento feito junto ao Setor de RH da Prefeitura, o programa de avaliação funcional implantado na Administração Pública a partir de 2013 já possibilitou reajustar os salários de 461 funcionários da prefeitura e da autarquia Daemo Ambiental. O resultado considera os 1.854 funcionários que passaram pelas avaliações nos dois anos anteriores.

Em 2013, primeiro ano em que este procedimento foi adotado na prefeitura, 960 funcionários foram avaliados, dos quais 240 foram contemplados com 6% de reajuste salarial, ou seja, 25% deles. Em 2014, foram avaliados 752 servidores, dos quais 188 receberam o reajuste, representando também 25% do total, conforme prevê a lei.

No Daemo Ambiental, em 2013 foram avaliados 70 servidores, dos quais 16 foram contemplados, e em 2014 foram avaliados 72 funcionários, sendo contemplados 16. Ou seja, em ambas situações, em torno de 25% do total de funcionários avaliados receberam os 6% de reajuste.

Pela primeira vez também os funcionários cedidos a outros setores públicos da cidade passarão por avaliação, exemplo daqueles lotados no Fórum, Ciretran, Delegacia Da Mulher, Vara do Trabalho etc.

O sistema de Avaliação de Desempenho, no que diz respeito a promoção horizontal, é aplicado em forma de rodízio, ou seja, aquele funcionário que recebeu a promoção no  ano passado, será avaliado, mas não concorre com o acréscimo salarial de 6%. Porém, a classificação obtida serve de critério de desempate para o ano seguinte.

Este ano serão 250 a 300 servidores gratificados. A classificação final será feita em dezembro, e em janeiro os servidores melhores avaliados já recebem em seu salário a gratificação salarial.

A partir das Leis Complementares 138 e 139, de 11 de março de 2014, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia e a Daemo Ambiental deram um passo fundamental no sentido da valorização do seu quadro de servidores, proporcionando melhor remuneração na medida em que estes funcionários façam por merecer alcançando resultados positivos nas avaliações a que forem submetidos.