A Defesa Civil de São Paulo alertou que há previsão de chuvas fortes e contínuas, seguidas de raios, ventos e granizo, para esta quinta (6) e sexta-feira (7), no interior do Estado.

A formação de um ciclone extratropical em uma região oceânica perto do Rio Grande do Sul a partir de hoje (6) deve mudar o tempo na região Sul e Sudeste do Brasil, trazendo chuvas intensas, ventania e possibilidade de granizo.

As chuvas serão provocadas por uma instabilidade gerada pela passagem de uma frente fria. Além do grande volume de chuva esperado, granizo também pode atingir regiões do interior, como ocorreu na última segunda-feira (3) no trecho na região de São Gonçalo do Sapucaí (Minas Gerais), quando a rodovia Fernão Dias ficou com grandes trechos brancos após um temporal de 22 minutos.

A expectativa de temporais mais fortes é nas regiões de Sorocaba e Campinas, que deverão ter acumulados de chuvas de até 150 mm. Depois, vem a Baixada Santista, com 120 mm. Na sequência, vêm capital e região metropolitana, Bauru, Araraquara, Marília Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Barretos e Franca, além do litoral norte do estado, com 100 mm. São José dos Campos, Vale do Ribeira e Registro terão 70 mm, e Araçatuba e São José do Rio Preto, 60mm.

Por conta deste cenário meteorológico, é preciso que a população esteja preparada e alerta para os sinais de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

A Defesa Civil recomenda não atravessar áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo, dependendo do volume.