DO DIÁRIO — O novo viaduto em desnível da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), entre os quilômetros 137 e 138,6, em Olímpia, está prestes a receber oficialmente o nome de “Dr. Nilton Roberto Martinez”. Apesar da lei estadual já sancionada, a instalação da placa depende da família do homenageado, responsável por providenciar a sinalização até o dia 30 de maio, segundo informou o DER-SP ao Diário de Olímpia.
Nos bastidores, a nomeação do dispositivo foi marcada por uma queda de braços entre o ex-prefeito Fernando Cunha e o então deputado federal Geninho Zuliani, hoje prefeito de Olímpia. Cunha defendia que o viaduto levasse o nome de Renato Augusto Costa Neves, figura central no desenvolvimento turístico da cidade por ter doado áreas utilizadas na implantação do parque Thermas dos Laranjais.

Ainda em setembro de 2022, Cunha oficializou a proposta em ofício enviado ao então presidente da Alesp, Carlão Pignatari. A solicitação foi reforçada em nova agenda institucional na capital paulista, no dia 4 de outubro daquele ano, quando reiterou o pedido pessoalmente a parlamentares estaduais.
Entretanto, prevaleceu a articulação conduzida por Geninho Zuliani em parceria com o deputado estadual Itamar Borges (MDB) e outros 13 deputados, resultando no Projeto de Lei nº 1464/2023, transformado na Lei nº 17.915, de 23 de abril de 2024. A norma define que o viaduto será denominado “Dr. Nilton Roberto Martinez”, em homenagem ao médico e político com forte atuação em Olímpia.
A infraestrutura viária interliga a Rodovia Assis Chateaubriand à Avenida Benatti e é uma das principais obras de mobilidade urbana do município. A entrega da obra e a instalação da placa não exigem cerimônia oficial, conforme informou o DER.
Procurado, o então vice-prefeito, médico e filho do homenageado, Fábio Martinez, confirmou que a família já providenciou, há cerca de um ano (era para ser inaugurado em junho do ano passado) as letras-caixa que ficam no viaduto e a confecção da placa. O DER já entrou em contato com ele confirmando que poderá ser no próximo dia 30 a colocação através de uma empresa, também contratada pela família do Dr. Nilton. Agora, é combinar com o DER o bloqueio da pista para a colocação. “Não foi barato, mas vale a pena pela homenagem”, disse Dr. Fábio.