DA REDAÇÃO — Durante as férias da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Olímpia mantém o funcionamento da chamada Creche Polo para garantir atendimento a crianças de até 3 anos cujas mães e responsáveis permanecem em atividade profissional no período de recesso. O serviço ocorre de 5 a 23 de janeiro, das 7h às 16h.

Ao todo, 128 crianças são atendidas. Na sede do município, 114 alunos do berçário e maternal frequentam a EMEB Pedrinho. No distrito de Baguaçu, outras 14 crianças são atendidas na EMEB Visconde de Sabugosa.

Atendimento concentrado e rotina estruturada

O atendimento é concentrado em unidades específicas, estratégia adotada pelo município há mais de dez anos durante o período de férias. A medida é destinada exclusivamente às famílias que não dispõem de alternativa para o cuidado das crianças no horário comercial.

Entre os atendidos, estão 32 bebês do Berçário I, 36 do Berçário II e 46 crianças do Maternal I, além dos alunos do distrito. As crianças recebem cinco refeições diárias, entre café da manhã, almoço e lanches. Os bebês contam ainda com mamadeiras e banho ao longo do dia.

Atividades recreativas e equipe mobilizada

As atividades desenvolvidas têm caráter recreativo e lúdico, adequadas à faixa etária, com foco na convivência e no estímulo ao desenvolvimento infantil durante o recesso escolar.

Para viabilizar o atendimento, mais de 40 servidores da Educação foram mobilizados, entre professores, equipe gestora e apoio, além de profissionais da alimentação, com reforço de três merendeiras. O transporte escolar atende 22 alunos, com acompanhamento de funcionários e responsáveis.

Planejamento antecipado e acompanhamento

O planejamento do período especial começou no fim de 2025. Em 30 de dezembro, foi realizada formação pedagógica na EMEB Pedrinho para orientar as equipes sobre os cuidados durante as férias. A atividade foi conduzida pela supervisora de ensino Luciana Morales, com acompanhamento das diretoras Erica Braga e Lucilene de Abreu.

Na manhã de quarta-feira (7), o prefeito Geninho Zuliani e a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, visitaram a unidade para acompanhar o funcionamento do serviço.

As aulas do ano letivo de 2026 na rede municipal de Olímpia começam em 9 de fevereiro.