DO DIÁRIO — O intercâmbio cultural entre escolas da rede municipal de Olímpia foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das experiências inspiradoras do país em educação integral. O projeto coloca a cidade entre os municípios reconhecidos nacionalmente por iniciativas pedagógicas com impacto direto no aprendizado.

A proposta, intitulada “O intercâmbio cultural entre escolas de educação em tempo integral como fator de valorização de práticas pedagógicas e de identidade”, integra a lista oficial divulgada nesta sexta-feira (20), que reúne experiências de 967 municípios brasileiros.

“Pela segunda vez consecutiva, 2025 e 2026, fomos selecionados pelo MEC com boas práticas de período integral. Ainda temos muitos desafios, mas os resultados já são evidentes”, afirmou o prefeito Geninho Zuliani.

O que é o projeto de Olímpia

A iniciativa promove a troca de experiências entre unidades escolares de ensino integral, estimulando o contato entre alunos de diferentes realidades dentro da própria rede municipal.

A proposta busca fortalecer a identidade dos estudantes, ampliar repertórios culturais e valorizar práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.

Por que o projeto foi selecionado

A seleção do MEC identifica práticas que ampliam a jornada escolar com qualidade, indo além do aumento do tempo em sala de aula.

O projeto de Olímpia se enquadra nesse modelo ao integrar atividades pedagógicas, culturais e formativas, com foco no desenvolvimento completo dos alunos.

Reconhecimento consecutivo

Esta é a segunda vez seguida que Olímpia aparece na seleção nacional do MEC voltada à educação integral.

O reconhecimento reforça a estratégia adotada pelo município na ampliação do ensino em período integral, especialmente em escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade.

Próximas etapas

Municípios não homologados ainda podem recorrer até 24 de março. A lista final será publicada no dia 30.