DA REDAÇÃO — Alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Wilquem Manoel Neves participaram da 4ª Olimpíada Brasileira do Oceano (O2), promovida pelo programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e conquistaram 95 medalhas e 51 menções honrosas. A premiação é resultado do envolvimento coletivo da comunidade escolar e de iniciativas que integram o “Programa Escola Azul”.

A participação ampla em 2024 foi impulsionada pelo projeto de Cultura Oceânica iniciado no ano anterior com a 1ª série do Ensino Médio, conduzido pelo professor Lázaro José de Abreu Junior. Esse trabalho garantiu à escola o Selo Escola Azul e sua entrada na Rede Escola Azul Atlântico.

Como desdobramento, surgiu o clube “Oceano no Interior”, que mobilizou toda a escola e levou seus integrantes a participarem da SP Ocean Week, em São Paulo, além de promover a Feira de Ciências local.

A aluna Maria Clara Soares Camargo recebeu uma Bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq para desenvolver um projeto de Cultura Oceânica na unidade, envolvendo outros estudantes. Os medalhistas de 2024 também disputarão bolsas similares em 2025, garantindo a continuidade das ações.

Todos os projetos, feiras e participações fazem parte do Programa Escola Azul. A direção da EE Dr. Wilquem informa que os alunos premiados que já concluíram a 3ª série do Ensino Médio, transferiram-se para outras escolas ou ingressaram na ETEC devem retirar seus certificados diretamente na secretaria da escola.