DA REDAÇÃO — A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) inicia na sexta-feira (6), às 10h, as inscrições para o vestibular 2025. No total, são 22.935 vagas gratuitas distribuídas em 432 polos pelo Estado, incluindo 54 oportunidades para Olímpia, divididas em três áreas: Licenciatura, Computação e Negócios e Produção.

As inscrições seguem até 7 de abril, exclusivamente pelo site vestibular.univesp.br.

As atividades são oferecidas na modalidade de Educação a Distância (EAD), com suporte de atividades presenciais e recursos como computadores, impressora e internet no polo físico localizado na EMEB “Prof. Maurício César Alves Pereira”, na Rua Agostinho Custódio, 186, Jardim Blanco.

A prova, composta por questões objetivas e redação, será aplicada em 18 de maio, às 13h, com locais divulgados em 9 de maio. Os aprovados iniciarão as aulas no segundo semestre de 2025.

Cursos oferecidos

Os candidatos podem escolher entre nove cursos divididos em três eixos:

  • Licenciatura: Letras, Matemática e Pedagogia.
  • Computação: Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação.
  • Negócios e Produção: Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais e Engenharia de Produção.

No primeiro ano, os estudantes cursam disciplinas comuns ao eixo escolhido, com possibilidade de migração para outra opção dentro da mesma área.

Taxa de inscrição e isenção

A inscrição custa R$ 47,50 e é aberta a qualquer candidato que tenha concluído ou esteja concluindo o ensino médio. De 6 a 16 de fevereiro, será possível solicitar isenção da taxa para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e redução de 50% para estudantes do ensino médio, EJA, pré-vestibular ou ensino superior com renda mensal inferior a dois salários mínimos ou desempregados há mais de 12 meses.

O sistema permite ainda a inclusão das notas do Enem 2022, 2023 ou 2024, que poderão ser utilizadas no cálculo da nota final. Além disso, há pontuação acrescida para candidatos pretos, pardos, indígenas e egressos da rede pública.

Inscrição e atendimento

Após o pagamento da taxa, o candidato poderá confirmar a inscrição em até cinco dias úteis na “Área do Candidato” do site do vestibular. Dúvidas podem ser esclarecidas com a Vunesp, organizadora do exame, pelo telefone (11) 3874-6300, chat online ou pelo Fale Conosco do site.

O gabarito oficial será divulgado em 19 de maio, e o resultado final com a primeira chamada sai em 24 de junho, às 15h.