A Secretaria de Saúde, de Olímpia, realizou, sexta-feira (1º), a entrega de 107 uniformes de identificação para Agentes Comunitários de Saúde. A medida atende a uma reivindicação da categoria.

A entrega, que foi acompanhada pelo vice-prefeito, Fábio Martinez, e pela secretária de Saúde, Sandra Lima, foi realizada na sede da secretaria de Educação durante o treinamento para Agentes Comunitários sobre “Sinais, Sintomas e Prevenção ao Câncer Infantojuvenil”.

A Saúde do município, que possui 39 agentes coordenados pela divisão de Atenção Básica, adotou a medida de uniformização para garantir segurança aos profissionais, resguardar o trabalho dos funcionários e evitar fraudes com falsos agentes. Ao todo, cada funcionário recebeu três uniformes brancos com identificação nas mangas e no bolso, e na parte das costas há o logo oficial da Estratégia de Saúde da Família.

Para o vice-prefeito, Fábio Martinez, os agentes comunitários representam o primeiro contato da prefeitura com os munícipes. “É essencial a Administração Pública estar ciente das necessidades dos seus moradores. E com os agentes há a criação de um vínculo de atendimento, já que eles instruem sobre doenças, riscos à saúde e orienta sobre como proceder em casos de epidemias e atendimentos da saúde”, explica o vice-prefeito.

De acordo com a secretária de Saúde, Sandra Lima, a identificação e uniformização se fazem necessárias para oferecer aos agentes maior credibilidade e, principalmente, evitar que tenham seus serviços questionados.

“Cada agente ao chegar às residências terá sua entrada facilitada pelo fato de já estarem identificados. Isto garante segurança ao morador e maior comodidade ao agente”, explica Sandra.

TREINAMENTO

Desenvolvido pelo setor de Educação Permanente, Humanização e Ouvidoria, o treinamento sobre “Sinais, Sintomas e Prevenção ao Câncer Infantojuvenil” capacitou 39 funcionários, que receberam instruções sobre como identificar possíveis sintomas que podem ser característicos do câncer.

O câncer infantojuvenil tem como principais sintomas dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha; dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças; manchas arroxeadas na pele, hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento de tamanho de barriga; e brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.