A Secretaria de Saúde de Olímpia promove no próximo sábado, 10 de maio, o Dia D de vacinação contra a gripe. A ação nacional tem como meta imunizar pelo menos 90% do público prioritário, estimado em cerca de 15 mil pessoas na cidade.

Desde o início da campanha, em 3 de abril, pouco mais de 3.500 pessoas foram vacinadas, o que representa 23% da cobertura esperada. O mutirão será realizado das 8h às 16h em sete unidades de saúde, incluindo os distritos de Baguaçu e Ribeiro dos Santos.

As doses estarão disponíveis nas seguintes unidades: UBSF Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo), UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José), UBS Waldemar Lopes Ferraz (Tropical II), ESF Valter Stuk (Cohab IV), ESF Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho (Ribeiro dos Santos), ESF Dr. Gilberto Vicente Mora (Baguaçu) e no Centro de Referência do Idoso (CRI).

A vacina é destinada exclusivamente aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: crianças entre 6 meses e 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência ou comorbidades, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais da segurança, das Forças Armadas, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo, portuários, carteiros e população privada de liberdade.

A imunização é contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, reduzindo o risco de agravamentos, internações e mortes. A campanha também busca atender famílias que não conseguem comparecer aos postos nos dias úteis.

“Quem faz parte do público-alvo e ainda não se vacinou deve aproveitar o sábado para se proteger”, orienta a equipe da Secretaria de Saúde.