A Secretaria de Saúde de Olímpia realiza de hoje (27) ao dia 2, a Campanha “Fique Sabendo”, que incentiva a população a realizar o teste de AIDS e conscientizar sobre a importância da realização do exame.

A 10ª edição da campanha é desenvolvida por meio de uma parceria da Vigilância em Saúde com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e as Unidades Básicas de Saúde.

O objetivo da campanha é testar pessoas sexualmente ativas, principalmente, as que nunca realizaram o teste de HIV e Sífilis. Também busca acessar e sensibilizar as pessoas mais vulneráveis ao HIV; acompanhar todos os casos positivos até que cheguem à Unidade de Referência (CTA) para tratamento.

Além disso, a campanha tem como intuito conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e contribuir para a diminuição da transmissão.

De acordo com a secretaria de Saúde, este ano além da testagem para HIV, a campanha oferecerá a testagem para sífilis, em razão do aumento de casos notificados da doença em todo o país.

Durante o período da campanha todas as unidades de saúde e o CTA estarão abertos para realização dos testes conforme horários estabelecidos:

·         CTA – das 7h às 13h e das 17h às 19h;

·         CRI (Centro de Referência do Idoso) – das 7h às 17h;

·         UBS São José, UBS Valter Stuk, UBS Tropical – das 7h às 17h;

·         UBS Ribeiro dos Santos e Baguaçu – das 7h às 17h;

·         UBS Cohab e UBS Santa Ifigênia – das 7h às 13h;

·         UBS Campo Belo – das 7h às 11h;

·         ARE (Postão) somente 02/12 (sábado) 9h às 15h.

A equipe do CTA também irá realizar testes nos núcleos de Terceira Idade do município e nas faculdades (Uniesp e Eduvale) durante o período da campanha.

A Saúde destaca que o teste de Aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como relação sexual sem proteção, faça o exame.

Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.

De acordo com a secretária da Saúde, Sandra Lima, o munícipio oferece os testes durante o ano todo. “Os testes estão disponíveis na rede pública municipal de Olímpia com profissionais treinados. A técnica é simples e segura. Este ano também serão ofertados os testes colhidos da polpa digital e fluido oral com entrega do resultado em 15 minutos”, explica a secretária.

Segundo o setor de Vigilância em Saúde, o teste é indicado para pessoas que nunca fizeram o exame e possuem a vida sexual ativa em situações como: Fez sexo (oral, vaginal, anal) e não usou camisinha, ou a camisinha rompeu; Tem ou teve tuberculose e Hepatites; Tem, teve, ou acha que teve, uma doença sexualmente transmissível (DST); Compartilhou seringas e agulhas; Está grávida ou pretende engravidar (Durante pré-natal esses exames já são solicitados pela rede pública de Saúde).