Há mais de dez dias, o comentário era um só: o prefeito Fernando Cunha (PR), de Olímpia, estaria se aproximando do segundo colocado nas eleições passadas, o ex-vereador, sindicalista e hoje no PSD (ex-PT), Hilário Ruiz. Talvez, até haveria um convite para compor o secretariado. Nos últimos dias, a especulação virou quase certeza e, ontem, (9), o Diário rompeu o cerco, inclusive da assessoria de imprensa, e confirmou em plantão, em ‘live’ (veja abaixo), o que já era esperado: o farmacêutico e bioquímico Marcos Roberto Pagliuco é o novo secretário de Saúde de Olímpia. Ele vai substituir a servidora pública de carreira da Prefeitura, Sandra Lima. A portaria que oficializa a sua nomeação será publicada, nesta terça-feira (10), no Diário Oficial Eletrônico do município. Sandra Lima deverá ir para a Controladoria da Prefeitura.

A próxima mudança virá na Prodem: o atual diretor-presidente Bruno Fréu deverá ser substituído por Leandro Gallina, que é servidor efetivo, trabalha junto ao secretário de Obras Luiz Carlos Biagi. Leandro é filho do tenente reformado dos Bombeiros, Adileu.

Detalhe: Pagliuco é de Embaúba, comarca de Olímpia, já atuou na Saúde pública, ex-vereador naquela cidade, e é do PT.

Oficialmente, a explicação para a aproximação de Ruiz de Cunha é a seguinte: “Para a escolha do secretário foram ouvidas diversas lideranças, já que se trata de pasta considerada prioritária para a nova gestão. A apresentação, acatada pelo prefeito Fernando Cunha, veio do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Olímpia, Hilário Ruiz, que também foi candidato a prefeito, com 27% dos votos na última eleição e faz parte do grupo do Partido Social Democrático (PSD), na cidade”, diz a nota para a imprensa.

“O prefeito entendeu que Hilário Ruiz tem representação política de pessoas que também querem uma administração honesta para Olímpia. Juntos, os dois somaram quase 85% dos votos válidos para prefeito”, justifica a assessoria.

Ao Diário, Hilário desconversou na manhã de ontem: “O Fernando Cunha tem dialogado com o nosso grupo, existe sim a possibilidade de contribuirmos com administração, mas ainda nada definitivo. Não devo assumir nada neste momento, mas tenho dialogado e podemos contribuir com a Saúde ou qualquer outra pasta da administração, ainda em definição”, e citou a palavra ‘aliança’: “Talvez uma sugestão e indicação pode acontecer, estamos dialogando com possibilidade de aliança, quando tiver qualquer novidade e definições, te comunico”. Não precisou Hilário comunicar, o Diário confirmou em flash, ao vivo, mesmo em outro evento na capital paulista

Com 45 anos, Marcos é formado em Farmácia e Bioquímica pela Unimar – Universidade de Marília. Já atuou como coordenador da Saúde Mental e também como farmacêutico na Unidade Básica de Saúde em Embaúba. Em 2012, na mesma cidade, foi eleito vereador e assumiu na época a presidência da Acamurca (Associação das Câmaras Municipais da Região de Catanduva e Médica Araraquarense). O novo secretário possui ainda no currículo diversos cursos de gestão empresarial e é atuante no ramo de saúde.

“A Saúde é o setor que mais precisa de nossa atenção. Estamos fazendo melhorias na gestão, na estrutura e no atendimento dos equipamentos de Saúde, mas ainda há muito que melhorar. Cada mudança que optamos por fazer é por acreditar que as pessoas responsáveis já contribuíram com o que podiam, mas nós temos o compromisso de oferecer mais qualidade e eficiência no serviço para a população e isso vem em primeiro lugar. Estamos recebendo o Dr. Marcos com muito entusiasmo e confiantes de que a experiência dele em gestão e política muito contribuirá com o nosso município”, relatou o prefeito Fernando Cunha.