A Secretaria de Saúde de Olímpia informatizou o sistema de quatro farmácias da rede pública local. O procedimento foi instalado no Ambulatório de Saúde Mental, na Farmácia Central, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na Unidade Básica de Saúde da Família Francisco Figueiredo Filho, no bairro São José.

A informatização possibilita a integração do sistema com os dados dos pacientes, tendo um controle melhor e maior acesso sobre os medicamentos retirados, uma gestão que evita o desperdício e informa quais medicamentos estão no estoque e quais estão em falta.

De acordo com Kleber Coutinho de Mattos, chefe do setor de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, a informatização possibilita gerir o estoque, tendo um controle efetivo dos insumos.

“Com esta medida, no momento em que o cidadão procurar a UBS ou a Farmácia Central terá um real histórico do seu atendimento e de suas retiradas. Outro ganho com o sistema acontece caso o medicamento não esteja disponível na unidade. O atendente terá acesso a todas as outras e poderá informar instantaneamente qual UBS mais próxima tem o medicamento”, aponta Kleber.

A informatização do sistema será implantada em todas as farmácias da rede municipal nos próximos meses.