DO DIÁRIO — A partir desta terça-feira (20), a vacina contra a gripe está disponível para toda a população acima de 6 meses de idade em São Paulo. Em Olímpia, todas as Unidades Básicas de Saúde — incluindo o CRI (Centro de Referência do Idoso) e a ARE (Postão) — estão com doses disponíveis para aplicação.

A ampliação segue a diretriz do Ministério da Saúde, que neste ano incluiu a vacina contra a influenza no Calendário Básico de Vacinação. Inicialmente restrita aos grupos prioritários, a campanha agora atende também o público geral em todos os 645 municípios paulistas.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Olímpia, até o momento foram aplicadas 6.916 doses da vacina, o que corresponde a 32,85% da cobertura vacinal. A campanha integra uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa ampliar a cobertura vacinal contra a gripe e alcançar a meta de imunizar 90% da população.

O imunizante protege contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B. O objetivo da vacinação é alcançar o maior número possível de pessoas, protegendo a população contra o vírus da gripe e contribuindo para a redução de complicações, internações e óbitos decorrentes da doença.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), até o dia 15 de maio, apenas 24,41% do público-alvo havia se vacinado. O chamado “Dia D” da campanha, em 10 de maio, conseguiu elevar esse índice em até três pontos percentuais.

Apesar da liberação para todos os públicos, a SES-SP reforça que gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos e pessoas com comorbidades — como doenças cardíacas, respiratórias e diabetes — devem se vacinar o quanto antes, por estarem mais vulneráveis a formas graves da doença.

A vacina está disponível nas UBSs e os moradores podem consultar os canais oficiais da Prefeitura para mais informações sobre horários e locais de aplicação.

Além da gripe, o estado também registrou avanço nas metas de cobertura de outras vacinas do calendário básico em 2024: BCG (de 79,9% para 90,3%), rotavírus (de 89,5% para 90,2%) e tríplice viral (de 92,5% para 98,7%).