Quase um ano após o início das obras, a Unidade Básica de Saúde “Dr. Waldomiro Paiva Luz”, localizada entre as Cohabs 1 e 2, deverá ser entregue nos próximos dias, no máximo dentro de um mês estará em pleno funcionamento. O Diário foi conferir as obras e a nova configuração da UBSna tarde desta segunda-feira (12) com o secretário Leandro Gallina (Obras, Engenharia e Infraestrutura) e com o responsável pela empresa vencedora da licitação, Cleberson. Confira o vídeo-reportagem:

Mais do que uma reforma e ampliação, praticamente é uma nova UBS que, sem dúvida, dará melhores condições de trabalho aos profissionais e aumentar a capacidade de atendimento aos moradores.

A antiga UBS e a nova área já demarcada
A antiga UBS e a nova área com a transferência do parquinho (agora na própria Praça): quase 200 m2 a mais

São quase 200 metros quadrados a mais dentro do ‘novo padrão’ de UBS que a Prefeitura de Olímpia seguirá para os próximos projetos dessa natureza: além da reforma total, substituição de toda fiação elétrica, hidráulica, telhado novo, toda a obra em acessibilidade desde à sua entrada, a UBS ganha quatro novos consultórios, sala de procedimentos, banheiros e nova recepção, com sala de espera adequada para atender a demanda de pacientes. Com a reestruturação, o local praticamente terá o dobro da capacidade de atendimento.

À direita da recepção, a nova ala com farmácia, consultórios e banheiros masculino e feminino

Além da ampliação, o espaço atual foi totalmente reformado, com troca de piso, pintura, novas instalações elétricas, substituição do forro e telhas. No total, foram investidos mais de R$ 700 mil de recursos próprios, provenientes da operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal (FINISA), aprovada pelos vereadores.

A antiga ala foi totalmente reconstruída e melhorada

A unidade de saúde realiza 2 mil atendimentos por mês nas especialidades clínico geral, ginecologista, pediatra, dentista, assistente social, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista e equipe de enfermagem.

Mais consultórios, mais banheiros – tudo com acessibilidade

O parquinho que existia na esquina, alvo de algumas reclamações, não está perdido. O secretário Gallina garante que estará, dentro de alguns dias, instalado na Praça Mário Andreazza. No local, os pacientes ganham um estacionamento para, pelo menos, cinco veículos, que não existia.

Prefeito Fernando Cunha e secretário Gallina em outubro do ano passado

O território de atendimento é composto pelos bairros: Cohab I e II, Jardim Leonor, Quinta das Aroeiras, Morada Verde, Jardim Menina Moça I e II, Viva Olímpia, Jardim Blanco, Vitório Parolim e São Benedito.

A UBS ‘cresceu’ e tem até estacionamento para pacientes

O prefeito Fernando Cunha, justificou a obra, em outubro de 2021:

Novos banheiros – Este é o feminino, com acessibilidade e até trocador
Muros mais altos e seguros. Esta é a nova entrada de ambulâncias
Todas as salas com novos aparelhos de ar condicionado. Fiação trocada. Tudo novo
Estacionamento para funcionários no lado detrás da UBS, com nova entrada também
Nova Lavanderia, na entrada do estacionamento interno
Tem muita área para estacionamento de veículos dos funcionários