A Secretaria de Saúde informa que foi registrado um caso positivo para a Influenza A (H1N1) na Estância Turística de Olímpia. A paciente já foi medicada, liberada pela Santa Casa de Misericórdia de Olímpia e não oferece risco de contágio da doença.

Outro caso suspeito foi registrado, porém aguardando resultado dos exames.

O Noroeste Paulista registra um alto número de ocorrências de pacientes infectados pelo H1N1, fator que aumenta a preocupação dos municípios.

Na região existem quase 100 casos confirmados. A cidade que lidera o ranking com mais infectados é Catanduva, com 35 casos positivos, porém sem nenhuma morte. General Salgado, Mendonça, Mirassol, Tabapuã, Jales, Zacarias e Rio Preto registraram mortes pela doença, totalizando 12 óbitos.

O início da campanha de vacinação está marcado para o dia 30 de abril.

A H1N1 é uma doença transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família que transmite a gripe. É transmitida de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados.

Os sintomas da H1N1 são: febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse. A febre é um dos sintomas mais recorrentes, presente em 92% dos casos.

No surgimento de qualquer sintoma, recomenda-se procurar o médico de confiança ou a unidade de saúde mais próxima.