Profissionais de saúde e interessados em assuntos relacionados à medicina de todo o país devem se reunir na Estância Turística de Olímpia neste mês. A cidade será sede, entre os dias 17 e 20 de maio, do Simpósio de Promoção de Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Com o tema “Olímpia – O Epidauro Brasileiro: Da Cultura do Folclore à Saúde Integrativa”, o evento busca trabalhar o resgate das histórias gregas quanto aos ensinamentos em Saúde, relacionando-os à natureza hidrotermal de Olímpia com o objetivo de transformar a cidade em um território para promoção da saúde integrada, unindo corpo, mente, arte, cultura e espiritualidade.

“Olímpia é conhecida por ser Capital Nacional do Folclore e por suas condições hidrotermais. O que queremos é fazer de Olímpia um território semelhante àquele da Grécia Antiga, um lugar não aonde as pessoas iam para se curar, mas sim para iniciar um novo ciclo de vida. Um local de prazer, saúde plena no ponto de vista físico e espiritual com arte, cultura e felicidade”, explica o Prof. Dr. Acary Bulle Oliveira, professor da Unifesp e coordenador geral do evento.

A programação do simpósio contempla mais de 20 palestrantes que ministrarão discussões e promoverão atividades práticas. Os assuntos abordados vão desde estudos a respeito das propriedades medicinais das águas minerais; ciência espiritual; e história do Epidauro; até práticas integrativas de dança, bem estar, teatro, entre outras.

“A nossa ideia é trazer uma interface entre folclore, cultura e saúde com mesas sobre aspectos teóricos, em especial relacionados ao termalismo, e também às histórias de Epidauro, o centro de cultura mais arcaico do mundo. Teremos oficinas práticas sobre atividades físicas, práticas corporais, psiquismo humano na interface com o teatro, musica, dança”, ressalta a Profª Dra. Sissy Veloso Fontes, coordenadora científica do simpósio.

O simpósio será realizado de quinta-feira a domingo, com programação variada, no Salão de Convenções do parque aquático Thermas dos Laranjais e nas dependências do clube.

Para participar do evento é necessário fazer inscrição no site da Editora Omnifarma, organizadora do simpósio, http://www.omnifarma.com.br/eventos/olimpia/. No campo “CADASTRO”, o participante de outra cidade pode escolher pacotes que já incluem hospedagem e traslado.

Para interessados de Olímpia ou localidades próximas há ainda a opção de cadastro gratuito para o evento, apenas com pagamento de entrada para o parque, caso haja interesse em participar das atividades práticas fora do salão de convenções. Todas as informações estão disponíveis no site do evento.

Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos diretamente pelo e-mail magali@editoraomnifarma.com.br (Magali de Souza – Comercial Eventos Editora Omniforma).

O simpósio tem parceria com a Prefeitura, Associação Olímpia Para Todos, Santa Casa de Misericórdia de Olímpia e apoio do parque Thermas dos Laranjais e de importantes órgãos e associações especializadas em Saúde.

2 COMENTÁRIOS

  1. Toda ideia deve que incentiva cultura deve ser amplamente apoiada. Porém falar em águas com usos termais em Olimpia e suas propriedades, bem como crenologia, gera propaganda enganosa.
    Nenhum dos parques usam, tem licença ou estão aparelhados para funções de balneário.
    Legalmente constam licenciados pela última portaria do DNPM com finalidades recreativas.
    Um
    Dos mais sofisticados (apesar de antigo) balneários do mundo e águas que se equiparam as de Vich na França estão em Ibira.

  2. Toda ideia deve que incentiva cultura deve ser amplamente apoiada. Porém falar em águas com usos termais em Olimpia e suas propriedades, bem como crenologia, gera propaganda enganosa.
    Nenhum dos parques usam, tem licença ou estão aparelhados para funções de balneário.
    Legalmente constam licenciados pela última portaria do DNPM com finalidades recreativas.
    Um
    Dos mais sofisticados (apesar de antigo) balneario do mundo e águas que se equiparam as de Vich na França estão em Ibira.