Em entrevista exclusiva ao Diário (veja íntegra aqui) o prefeito Fernando Cunha destacou ‘importantes avanços’ na Saúde pública da Estância Turística de Olímpia, incluindo a consolidação da hemodiálise, a abertura de uma nova sala de urgência na Santa Casa e planos para um novo hospital onde funciona, atualmente, o Abrigo São José, construindo um novo prédio para ele no Jardim Tropical. Confira esse ‘corte’ aqui:

O prefeito Fernando Cunha iniciou sua avaliação mencionando a hemodiálise, que “já está lotada, por incrível que pareça”, demonstrando sua alta demanda. Ele enfatizou o alcance do serviço ao terceiro turno e o recente credenciamento federal, que “libera a prefeitura para poder ajudar a Santa Casa em outras coisas”.

Sobre a Santa Casa, Cunha enfatizou que, em 2023, abriu a nova sala de urgência, destacando que “agora o SAMU, o Bombeiro já leva direto para a Santa Casa”, que possui um médico disponível 24 horas, e a disponibilidade de seis especialidades médicas “que muita gente esquece que tem, mas é bom relembrar”.

HOSPITAL DE TRÊS ANDARES NO ABRIGO

Cunha revelou planos para um novo hospital, que visa dobrar a capacidade da atual Santa Casa. “Estamos ajustando os acertos finais com o abrigo São José”, disse o prefeito, referindo-se à transferência do abrigo para construir o novo hospital. Ele confirmou que os planos para o novo hospital estão avançando, com “40 milhões reservados para a obra, advindos da concessão da Sabesp”.

“Tivemos de mudar o projeto, era para ser uma extensão da Santa Casa, mas o local no Abrigo São José é bem melhor. Está tudo certo, mas falta passar a documentação. Vamos construir outro Abrigo no Jardim Tropical e utilizar as atuais instalações e mais uns dois andares para o futuro hospital”.

REFORMA DA UPA E NOVAS UBS

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também passará por uma reforma, pois, segundo Cunha, “ela sempre deteriora”, seja pelo uso ou material construtivo de qualidade duvidável, segundo o prefeito.

O prefeito também mencionou a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo uma na Santa Ifigênia, e a realização de um concurso público para contratação de mais médicos. Além disso, falou sobre a expansão das academias de saúde para incentivar a prevenção de doenças, afirmando: “Vamos fazer a Academia da Saúde em diversos pontos da cidade para as pessoas se exercitarem”.