A Secretaria de Saúde de Olímpia realizou na última semana um curso de capacitação para a realização de teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

O curso, que já foi ministrado em 2013 e capacitou as enfermeiras da Rede Básica, é realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Olímpia (ACIO).

Outro encontro está marcado para a próxima quinta-feira (29), destinado para enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, além da microrregião (Cajobi, Altair, Severínia e Guaraci) e de Monte Azul Paulista.

A ação é realizada em conjunto com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) XIV, de Barretos, e os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s) de Bebedouro, Barretos e Olímpia.

DSC_0138-(2)

Cada um desses municípios possui dois agentes multiplicadores que foram treinados pelo Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS (CRT) do Estado de São Paulo, e com esta nova capacitação mais 30 enfermeiros de Olímpia e microrregião estarão aptos para efetuar os testes rápidos.

Segundo a secretária de Saúde Sílvia Forti, “o treinamento é de suma importância, já que estes enfermeiros serão capacitados a realizar testes em situações de acidente com material biológico, violência sexual e também na hora do parto, agilizando o atendimento e os procedimentos a serem tomados de acordo com cada caso”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here