A Secretaria de Saúde de Olímpia iniciou nesta quarta-feira (19), mais uma importante etapa da imunização contra a Covid-19, agora destinada às crianças de 05 a 11 anos, conforme prevê o Plano Nacional de Imunização.

A prioridade da vacinação infantil é destinada ao público com deficiência permanente ou uma das comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde. Sendo assim, para receber a dose, é necessário apresentar o Termo de Autorização para vacinação de menores de idade, assinado pelos pais ou responsáveis legais, bem como o Atestado Padrão, indicando a comorbidade, que deve ser preenchido pelo médico que acompanha o paciente, além dos documentos pessoais da criança. Os formulários estão disponíveis para serem baixados no site da Prefeitura.

A vacinação deste público está sendo realizada, especificamente, no Salão da Fenossa, das 8h às 16h. Logo pela manhã, a primeira criança olimpiense imunizada foi Yuri Ricardo Bido de Oliveira, de 6 anos, que tem paralisia cerebral e estava com os pais, Ricardo Ap. De Oliveira e Aliele Bido de Oliveira.

Para a mãe, foi um momento especial. “Eu fiquei emocionada que a vacina chegou aqui em Olímpia pra gente. As vacinas salvam vidas, ainda mais ele sendo uma criança especial. É importante dar a vacina e proteger ele”, disse Aliele.

Aos 9 anos e com quadro de asma, Pedro Eduardo Ikuta, foi a segunda criança a se vacinar contra a Covid. Para a mãe, Gislaine Dias, a imunização do filho teve um significado ainda maior.

“Hoje eu vivo uma mistura de sentimentos. O Pedro está tendo uma chance que a minha mãe não teve. Ela foi vítima da COVID e faleceu antes da vacina começar. Eu vejo a vacina como uma chance de vida”, declarou sensibilizada.

A imunização, que não é obrigatória, está sendo ministrada em duas doses da vacina infantil da Pfizer, com intervalo indicado de 8 semanas entre a primeira e a segunda aplicação. A equipe de Saúde tem trabalhado com uma atenção especial às crianças e, para valorizar a iniciativa, a criança vacinada recebe um Certificado de Coragem.

CADASTRO PARA A XEPA

Para iniciar a imunização infantil, o município recebeu cerca de 300 doses, no entanto, assim como em outras cidades, a adesão do público com comorbidade tem sido baixa. Diante disso, para evitar a perda de doses em frascos abertos, a Saúde abriu cadastro para a xepa.

O cadastro é destinado a qualquer criança entre 05 e 11 anos sem comorbidade, sendo que, quando houver sobra de doses, o setor entrará em contato com os cadastrados, respeitando a prioridade de escalonamento por idade. Os pais ou responsáveis que tiverem interesse na imunização já podem preencher o formulário disponível no site da Prefeitura, bem como o Termo de Autorização para a vacinação.

Todas as informações e o formulário de cadastro estão disponíveis no link: https://bit.ly/VacinaCovidOlímpia