O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, recebeu na tarde desta quinta-feira, 9, em seu Gabinete Executivo, a prefeita da cidade vizinha Tabapuã, Maria Felicidade Arroyo, com o intuito de debater assuntos de interesse comum, principalmente a péssima situação da vicinal Natal Breda, alvo constante de reclamações dos motoristas e questão considerada de prioridade para o governo de uma Estância, principalmente. 

Diante da grande necessidade de investimentos para melhorar a infraestrutura da estrada, foi decidido que os municípios se unirão para solicitar ao governador a estadualização ou recursos financeiros para recuperação da via. 

O secretário de Governo, Guto Zanette, que acompanhou a reunião, será responsável por solicitar um mapeamento da vicinal e o levantamento de custos e tráfego de caminhões para apresentar a documentação aos órgãos competentes, como o DER – Departamento de Estradas de Rodagem.

A reunião discutiu também a importância da parceria das cidades para promover o desenvolvimento por meio do circuito turístico regional, que contempla, além de Olímpia e Tabapuã, mais seis municípios próximos com potencial turístico.


FALTA ÔNIBUS 

Outro assunto abordado foi a ausência de linha de ônibus que percorra o trecho entre os municípios, extinta há mais de quatro anos. Segundo os gestores, moradores que precisam do serviço estão sendo prejudicados pela falta de transporte. Sobre a questão, os prefeitos estudarão junto ao DER a possibilidade de oferecer um transporte alternativo ou avaliarão o interesse das empresas que prestam serviço na região.

“O contato com os municípios da região é uma forma de conseguirmos estudar em conjunto soluções para questões que são de interesse comum. Dessa forma, nós ganhamos força e representatividade diante do Estado. Esse é o caso da Natal Breda, uma rodovia que precisa ser refeita para suportar o sobrepeso de caminhões que passam por ali todos os dias. Essa vicinal foi construída há mais de 30 anos e precisa ser transformada em uma rodovia estadual. Então, nós precisamos sim ir atrás do Estado. É uma luta política para conquistar a estadualização dessa vicinal”, ressalta o prefeito Fernando Cunha.

Além do secretário Guto Zanette, também participaram da reunião o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olímpia, Luiz Salata, o diretor de Agricultura e Desenvolvimento Milton Toledo e a diretora de Cultura e Turismo Rosimeire Krauniski, estes de Tabapuã.