DA REDAÇÃO — Faltando exatamente um mês para a Páscoa, a celebração deste ano acontece em 20 de abril, um dos períodos mais aguardados do calendário cristão.
A Semana Santa começa no dia 13 de abril e tem como ponto alto a Sexta-feira Santa, em 18 de abril, feriado nacional. Além do significado religioso, a data movimenta o comércio, impulsionando a venda de ovos de chocolate e itens típicos.
Mas por que, em 2025, a Páscoa será celebrada quase no fim de abril? Diferente de feriados fixos, como o Natal, a data da Páscoa é determinada pelo calendário lunar. O critério estabelecido no Concílio de Niceia, em 325 d.C., define que a Páscoa acontece sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera no hemisfério norte. Por isso, pode variar entre 22 de março e 25 de abril.
A origem da Páscoa e dos ovos de chocolate
A Páscoa cristã comemora a ressurreição de Jesus Cristo, enquanto, no judaísmo, a festividade – chamada Pessach – simboliza a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Já a tradição dos ovos tem raízes em diversas culturas antigas. Povos persas e chineses já utilizavam ovos como símbolo de renovação e vida.
Na Europa medieval, ovos decorados eram oferecidos na primavera. A prática evoluiu, e, no século XIX, confeitarias francesas começaram a produzir os primeiros ovos de chocolate, dando origem à tradição moderna.
Feriado prolongado em 2025
Embora o Domingo de Páscoa não seja feriado oficial no Brasil, a Sexta-feira Santa é reconhecida nacionalmente. Em 2025, os brasileiros poderão aproveitar um feriado prolongado, já que o Dia de Tiradentes, em 21 de abril, cai em uma segunda-feira.
E a Páscoa de 2026?
No próximo ano, a celebração será antecipada em relação a 2025, ocorrendo no dia 5 de abril, seguindo o mesmo critério astronômico que define a data todos os anos.