As “fake news” — notícias falsas — foram apontadas pelo Papa como um tema a ser refletido. De acordo com o Santo Padre, estas “notícias” verossímeis — aquilo que parece intuitivamente verdadeiro, mas não é — são capazes de chamar a atenção dos leitores, apoiadas sobre estereótipos e preconceitos generalizados, e explorar emoções como ansiedade, desprezo, ira e frustração. A difusão destes conteúdos falsos acontecem em sua maioria pelas redes sociais, onde ganham visibilidade e tornam seus danos irreversíveis.

O Papa Francisco condenou o “mal” das fake news (noticias falsas), frisando que jornalistas, assim como os usuários de redes sociais, devem evitar e desmascarar as “táticas de cobra” manipuladoras que, segundo o Pontífice, fomentam a desunião para servir interesses políticos e econômicos.

Na tarde desta quinta-feira (10), Frei Mauro Luiz de Oliveira (OFM), esteve na redação do Diário, para convidar os comunicadores para a missa a ser celebrada no domingo (13), às 19h30, na Igreja-Matriz de Nossa Senhora de Fátima, pelo 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Frei Mauro aproveitou para deixar uma benção, não só aos Comunicadores olimpienses, inclusive ao Diário de Olímpia, como também para as mães pelo seu dia (também Dia de Nossa Senhora de Fátima).

A diretora do Diário, Laudiceia Cordeiro Morais, recebeu o Frei