Os efeitos da pandemia Coronavirus, causadora da COVID 19, para além dos sintomas físicos que acometem suas vítimas diretas, assola toda a humanidade, comprometendo os planos e previsões delineados, com precisão.

Da rotina de vida de cada pessoa e família á economia mundial, tudo está sendo revisto e, por enquanto, a única previsão é de que a humanidade passa e passará por uma profunda crise.

O presente cenário impõe profunda reflexão acerca do sentido da existência humana, sua origem, meio e fim.

Sem desconsiderar, tampouco opor-se aos caminhos naturais através dos quais toda e qualquer crise pode e deve ser superada, sobretudo, a preciosa colaboração da ciência, outro tipo de saber, não menos importante, revela-se importante recurso no enfrentamento e superação das crises de todos os tempos: a religião.

A prática religiosa sadia, seja ela qual for, deve estar profundamente ligada á realidade, participar, ativamente, da vida e caminhos da humanidade, colaborando, a partir de sua leitura e vertente espiritual, para que, diretamente, seus adeptos e, indiretamente, todas as pessoas, sejam melhores e, de maneira consciente, livre e responsável colaborem na construção de um mundo melhor para todos.

Esta compreensão inspirou lideranças religiosas de Olímpia a se unirem, desta vez, enviando mensagens de paz, fortalecimento espiritual e esperança, motivando todas as pessoas somar forças na cor-responsabilidade, pela superação da pandemia atual.

Idealizado pela Paróquia São José, com a colaboração do casal Caia Piton e Iscilla Aidar Piton, a iniciativa batizada de #juntossomosmais, contatou lideres de diversas expressões religiosas da cidade. Católicos, espíritas, umbandistas, candomblecistas e evangélicos.

Com o retorno daqueles que aceitaram participar, foi editado um vídeo que cada expressão religiosa divulgará entre seus adeptos, assim com colocará a disposição de todas as pessoas, através dos meios de comunicação social.

Padre Ivanaldo Mendonça, coordenador da ação, expressou-se: “Esta iniciativa manifesta consideração, respeito e solidariedade das diversas expressões religiosas entre si, assim como, o grau de consciência e responsabilidade que elas possuem em relação ao seu papel social. A intenção é encontrar caminhos de superação e isso, só será possível se, no respeito às diferenças, formos capazes de perceber que, aquilo que une é infinitamente maior que aquilo que nos separa. Agradeço as lideranças religiosas que, corajosamente, colaboraram. Certamente, juntos faremos um bem ainda maior.”

O vídeo, disponível nas redes sociais das expressões religiosas pode e deve ser compartilhado para que o maior número de pessoas possível tenha acesso às mensagens.