Por Sem. Matheus Flávio — Nos dias em que vivemos, é muito comum nos depararmos com o cansaço, seja próprio ou das pessoas com quem convivemos. O cansaço pode surgir devido a vários fatores, mas, basicamente, pode-se dizer que se está cansado após a realização de uma atividade por repetidas vezes, durante um determinado período. Essa atividade pode ser física ou mental e exigir habilidades motoras, cognitivas, psicológicas ou espirituais.

Normalmente, o cansaço pode ser percebido quando a pessoa já não tem a mesma disposição para fazer algo ou quando se queixa diante do surgimento de dores, tensão e estresse — fatos bem comuns no cotidiano atualmente. Pode-se dizer que o cansaço faz parte da existência humana, mas ele não pode ocupar demasiadamente espaço em nossa vida.

Nessa reta final do ano, quando o cansaço parece se acumular, cabe uma reflexão sobre como temos descansado. Quantas vezes tenho dedicado um tempinho para realmente me desconectar do meio virtual e me conectar comigo mesmo? Como tenho organizado meu tempo para ter momentos de descanso do corpo? Quantas vezes tenho me dedicado a momentos de convivência e relaxamento com minha família? Como tenho descansado para aproveitar melhor os momentos de oração, seja pessoal ou comunitário?

Diante dessas questões, devemos nos recordar de que o tempo é um dom precioso que Deus nos concede, e cabe a cada um aproveitá-lo de maneira que existam momentos de descanso, pois não somos máquinas projetadas para tempos extensivos de trabalho. E mesmo as máquinas, às vezes, precisam ser paradas para manutenção. Portanto, o descanso se faz necessário em nossas vidas.

Como bem nos lembrou o Papa Francisco:
“Não é apenas repouso físico, é também descanso do coração. Porque não basta ‘desligar’, é preciso repousar de verdade. E como se faz isso? Para fazer isso é preciso voltar ao cerne das coisas: parar, ficar em silêncio, rezar, para não passar da correria do trabalho para a correria das férias.”

Frente também às diversas situações que nos são apresentadas, como problemas, dificuldades, doenças — que nos cansam por inteiro —, é importante termos na mente e no coração as palavras de Jesus:
“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11, 28-30).

Peçamos ao Senhor e à Virgem Maria a graça de reconhecer a necessidade do descanso, e que ele seja oportunidade para reabastecimento e fortalecimento na caminhada ao seu encontro.

  • Por Sem. Matheus Flávio, 4º da configuração, teologia