Os moradores da região sul da Estância Turística de Olímpia, nos arredores da Praça da Igreja Matriz de São José, acabam de receber um novo local para atividades de lazer e confraternização. Foi inaugurada na manhã dessa quarta-feira, dia 1º de maio, a revitalização da “Praça da Paz Dom Pedro Fré”.

A cerimônia ocorreu em meio à realização da 42ª Corrida e Caminhada Pedestre do Trabalhador, que também marcou as comemorações, reunindo centenas de famílias, vereadores, secretários municipais e comunidade.

A reforma do espaço atendeu a um pedido antigo dos moradores da região, levado ao prefeito Fernando Cunha pelo Padre Ivanaldo Mendonça, pároco da Paróquia São José, com o objetivo de transformar o local num ambiente importante para o cultivo e promoção da paz. O espaço também recebeu um novo nome, cuja indicação foi do vereador José Elias Morais (Zé das Pedras) em homenagem a Dom Pedro Fré, que foi o terceiro Bispo da Diocese de Barretos, a qual Olímpia pertence, e representa um importante personagem na história dos cristãos católicos toda a região.

No total, foram investidos R$ 342.078,10 em recursos do município. O local recebeu novo piso, paisagismo, bancos, substituição da iluminação por luminárias de LED e ainda uma fonte decorativa. O projeto foi uma doação do arquiteto Junior Aguiar Bortolan e os bancos da praça foram oferecidos pelo Grupo Tereos.

 

Durante a cerimônia, padre Ivanaldo Mendonça falou sobre a importância da obra para a comunidade. “A inauguração dessa praça tem um significado muito importante, um sentimento de realização de um sonho. Há 12 anos, essa região da cidade passou a participar da Paróquia São José e, desde lá, muitas coisas foram sonhadas, dentre elas a revitalização da igreja a construção de uma praça, que agora, junto à Prefeitura, foi possível. Mas aqui não estão apenas paredes ou pedras, aqui tem muito sonho, trabalho, suor, lágrimas. O sonho de um povo que se torna realidade, porque é um povo trabalhador e inaugurar neste dia, torna esse momento ainda mais especial. Quero agradecer imensamente ao prefeito Fernando Cunha, que procurou o bairro para sentir quais eram as necessidades deste lugar e, desde o início, nos viemos construindo caminhos pontes, através de um diálogo aberto e corresponsável e nós como igreja nos sentimos honrados por dar voz aos milhares de moradores da zona sul que, a partir de agora, tem um espaço, digno justo, bonito e organizado para o lazer e acolher eventos”, ressaltou.

No uso da palavra, o prefeito Fernando Cunha destacou o trabalho em conjunto para realização da obra. “Neste 1º de maio é um dia de se comemorar as atividades que ocupam e engradecem a nossa vida, que nos ajudam a construir a nossa cidade, a sociedade e uma vida melhor. Essa obra é resultado de um trabalho conjunto, entre a Prefeitura, com as secretarias, com os vereadores, a igreja. Desde o início, o padre Ivanaldo me apresentou a proposta dessa praça, que nasce de um projeto feito por um voluntário da comunidade, em nome do desejo de toda a população da região. Aqui, mais do que uma obra física, é a construção conjunta do poder público, representando a vontade da população do bairro, que foi liderada pelo nosso querido padre Ivanaldo que é um exemplo de liderança da nossa cidade. Que aqui seja um exemplo de um trabalho conjunto para fazer o melhor para a população”, salientou.

Após os discursos oficiais, as autoridades descerraram a placa inaugural e receberam mimos oferecidos pela Paróquia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here