Deverá ser lançada no dia 1º de Maio, Dia do Trabalho, em Olímpia, uma associação que reunirá os sindicatos de trabalhadores, de diversas categorias: a USTO – União Sindical dos Trabalhadores de Olímpia. O diretor regional do Sindicato dos Bancários de Olímpia, Hilário Ruiz, esteve detalhou em transmissão ao vivo pelo Facebook, no Jornal do Diário de Olímpia, a finalidade desta nova agremiação associativa.

“A USTO, na verdade, fortalece os interesses dos trabalhadores através dos sindicatos, além das defesas específicas de cada categoria – bancários, trabalhadores na alimentação, hotéis etc – temos pautas de interesse comum, que recentemente vem sendo discutidas no Congresso Nacional, por exemplo, em Brasília, e sem esta união vamos perder, cada vez mais, o que já conquistamos, inclusive com vidas, e sempre demonstrar a nossa indignação com mudanças, reformas”, disse Hilário (foto).

Segundo ele, “será um presente para os trabalhadores o lançamento da USTO no dia 1º de Maio, da importante de luta, já temos uma pauta para o dia 28, que será uma paralisação nacional, contra reforma que traz o retrocesso para os trabalhadores, que já tem, inclusive, uma atividade para esta segunda-feira (3), às 19h, na Câmara Municipal, apoiando a Moção de Repúdio contra a PEC da Reforma da Previdência, apresentada pelo vereador Fernandinho Silva, e assinada por mais seis vereadores”.

Por enquanto, restam assinar a moção contra a Reforma os vereadores Gustavo Pimenta (presidente), Selim Murad e João Magalhães.

Ainda não há uma diretoria definida para a USTO. A primeira reunião ocorreu na quinta-feira passada (30) e a próxima será nesta quinta (6), para estabelecer estatutos, diretoria, pauta de trabalho etc.]

A ideia de unificar os sindicatos em associação para melhor eficiência da luta dos direitos dos trabalhadores existe em diversas cidades. O modelo da USTO veio de Piracicaba. Em Rio Preto, existe o MSU (Movimento Sindical Unificado), que também está como uma das pautas principais a mobilização contra a reforma da Previdência.

Assista à live para saber mais:

A ENTREVISTA COM HILÁRIO