DA REDAÇÃO — Mesmo com alto grau de urbanização, Olímpia ainda preserva uma das maiores populações rurais da região de Barretos. Em 2022, 3,1% de seus 55 mil habitantes viviam em áreas rurais, percentual acima de municípios com urbanização semelhante, como Viradouro (2,8%) e Barretos (3%). Os dados são da Fundação Seade, com base nos Censos de 2010 e 2022 do IBGE.

A cidade apresenta grau de urbanização de 96,9%, acima da média da região de Barretos (95,5%) e da média estadual (96,8%). Ainda assim, Olímpia é uma das poucas que mantém mais de 1.700 moradores em áreas rurais, ao lado de Guaraci, Colina e Taiúva — esta última com 20,8% da população fora da zona urbana.

O estado de São Paulo contabilizou aumento no grau de urbanização, saltando de 95,9% em 2010 para 96,8% em 2022. A região de Barretos acompanha essa tendência, com destaque para cidades como Viradouro (97,2%) e Guaira (96,8%).

A Fundação Seade ressalta que 31% dos municípios paulistas atingiram grau de urbanização superior a 95%, enquanto apenas um, Pedra Bela, se manteve abaixo dos 35%, com apenas 27,1% da população em áreas urbanas.

  • Se for noticiar, dê a fonte. Matéria original do Diário