O Arquivo Público Municipal “Dr. Antônio Augusto Reis Neves” recebeu, nesta semana, a visita de importantes cidadãos olimpienses que contribuíram com a história da Estância Turística de Olímpia. O equipamento foi lançado em março de 2018 e aberto ao público em espaço físico no último dia 24 de junho, dia do Padroeiro da cidade São João Batista.

Na visita, estiveram presentes os médicos Dr. Wisclef Sachetin e Dr. Winston Sachetin, o bancário aposentado do Banco do Brasil e historiador, Gerson Antunes, o pintor Edgar Calhado e o comerciante Júlio Ferrante.

Segundo Maria do Carmo Passi, bibliotecária do Arquivo Público, os visitantes, ao entrarem no novo espaço, se emocionaram com os móveis de época restaurados. Além disso, ficaram encantados com os documentos tombados, com as edições do Jornal A Voz do Povo (1940), Cidade de Olympia (1950), Revista de Olímpia, escrita por Paulo Ducatti e os famosos filmes do Foto Abe, dos anos 40, 50 e início de 60.

“Foram momentos de saudosismo, que arrancaram lágrimas dos olhos de todos, pelas lembranças dos anos dourados que viveram na nossa terra. Ao manusearem as fotos e documentos, os visitantes apontaram dados que contribuíram para enriquecer ainda mais o acervo como nomes das pessoas em fotos e vídeos que ainda não havíamos identificados. Eles ainda prometeram voltar para a doação de fotos e documentos que irão colaborar no enriquecimento do acervo”, disse a bibiotecária Maria do Carmo, que acompanhou os visitantes.

Ainda durante a passagem, os olimpienses parabenizaram o prefeito Fernando Cunha e a secretária de Administração, Eliane Abreu, pelo carinho e dedicação em reconstruir a história e devolver aos olimpienses o registro do legado da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here