DA REDAÇÃO — A Estação Cultural de Olímpia (ECO) será palco, nesta quinta-feira (15), às 18h30, de uma escuta ativa promovida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A ação busca compreender as demandas culturais dos municípios da região e acontece em parceria com o programa CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, por meio do Instituto de Desenvolvimento Social (IDG), com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia.

A proposta do encontro é mapear necessidades locais e levantar informações que contribuam com a construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), política pública de fomento à cultura. A participação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Durante a atividade, será aplicado o chamado Laboratório de Futuros, ferramenta que auxilia no diagnóstico das potencialidades e carências culturais dos territórios. O objetivo é direcionar com mais precisão ações formativas e estratégias de qualificação dos profissionais do setor nas diferentes regiões do estado.

O programa CULTSP PRO busca desenvolver competências no setor cultural e criativo, incentivando a inovação e fortalecendo políticas públicas de longo prazo. A ação integra recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado, e da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal.

Destaques:

  • Escuta ativa visa compreender vocações culturais locais e planejar investimentos.

  • A iniciativa fará parte do planejamento da aplicação da Lei Aldir Blanc 2.

  • Evento é gratuito e não exige inscrição prévia.