Os artistas olimpienses acabam de ganhar um espaço próprio e permanente para expor pintura, escultura e artesanato, que estiveram presentes nos últimos 31 Salões de Artes do Festival de Folclore de Olímpia: a Pinacoteca ‘Ivo de Souza’, inaugurada nesta quinta-feira (3), dentro da programação dos 119 anos de fundação da Estância Turística de Olímpia. Vídeos Leonardo Concon / Fotos Diário e Fábio Cross

O prefeito Fernando Cunha e a secretária de Cultura e Turismo, Priscila Foresti (Guegué) recebeu parentes do professor falecido em 2017, autoridades e convidados.

Familiares do saudoso professor Ivo de Souza

O Diário retransmitiu ao vivo a cerimônia e editou um vídeo mostrando todo o espaço, iniciando pelas esculturas e culminando com pintura e artesanato.

Cerca de 50 obras estarão expostas, em caráter permanente, em amplo espaço da Casa da Cultura, na Rua São João, centro urbano da Estância.

Público presente, artistas convidados

A secretária Priscila Foresti destacou que “foi sugestão do prefeito Fernando Cunha a criação desse novo espaço artístico-cultural, dentro da linha de trabalho para valorizar as nossas riquezas culturais, e nada melhor do que homenagear esse saudoso professor, Ivo de Souza, responsável pela educação de diversas gerações de nossa cidade, amante das artes e das letras, sempre generoso em compartilhar conhecimento”.

Priscila Foresti, Guegué

Por sua vez, o prefeito Fernando Cunha disse “estar incomodado, até então, que não poderia colocar essas obras, resultados de 31 Salões de Artes do Festival de Folclore na recém-inauguração Estação Cultural de Olímpia (ECO), antiga estação ferroviária, “já que lá são exposições temporárias, eu queria algo permanente, e daí a Guegué deu essa sugestão da Casa da Cultura, perfeita, bem no coração de nossa cidade, valorizando ainda mais essa exposição, que passa a ser permanente”.

Prefeitura Fernando Cunha com Guegué e familiares de Ivo

BIOGRAFIA

Ivo de Souza nasceu em Serra do Espigão, município de Canoinhas, Santa Catarina, no dia 19 de agosto. Foi professor universitário, colunista do Jornal semanário Folha da Região, poeta e pintor, filho de José e Rita.

Professor Ivo de Souza

Fez o curso clássico na escola Capitão Narciso Bertolino, em Olímpia, e o curso de letras na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de São José do Rio Preto. Concluiu os créditos do curso de pós-graduação (Unesp) na área de literatura brasileira, especializando-se no modernismo brasileiro.

Tem poemas publicados em várias antologias. Foi Consul Honorífico da Real Academia de Letras de Porto alegre, Confraria dos Poetas, premiado em 2009, 2010 e 2011 com o Dragão Dourado, prêmio Cultura Nacional.

Publicou pela Real Academia, em 2009, o livro “Poemas, um Retrato na Parede”, edição esgotada.

Ivo recebeu em 2010 a Comenda do Mérito Comunitário e a Medalha Professor José Sant’anna, outorgadas pela Câmara Municipal de Olímpia pelo serviços prestados à Educação olimpiense.

O professor Ivo de Souza sempre lutou pela melhoria da escola pública, pelos direitos dos professores, inclusive por salários dignos, melhores condições de trabalho e por uma Educação Pública de qualidade.

Faleceu em 26 de dezembro de 2017.