A organização do 61º Festival do Folclore de Olímpia (FEFOL) anunciou que as inscrições para grupos interessados em participar do evento estão abertas até o próximo dia 4, terça-feira. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Prefeitura de Olímpia, por meio do link. A participação é gratuita.

Até o momento, 75 grupos de diversas regiões do país já se candidataram para se apresentar no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”. A seleção será realizada pela Comissão Organizadora, que avaliará os candidatos com base em critérios estabelecidos no regulamento, priorizando a diversidade cultural e a representação de diferentes estados e regiões brasileiras.

Podem se inscrever grupos folclóricos, parafolclóricos e artístico-culturais que atuem nas áreas de dança e música, com foco na promoção do folclore e da arte popular brasileira. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição corretamente, fornecendo todas as informações solicitadas. É obrigatória a leitura do regulamento, disponível no site, para garantir o cumprimento das normas e responsabilidades estabelecidas.

O número de grupos selecionados será definido pela Comissão Organizadora, de acordo com a programação do evento. Os escolhidos serão informados por telefone ou e-mail até o dia 20 de fevereiro de 2025. A confirmação de participação deve ser realizada pelos grupos até 10 de março do mesmo ano.

Sobre o Festival

Realizado anualmente na Estância Turística de Olímpia, oficialmente reconhecida como Capital Nacional do Folclore, o FEFOL é um dos maiores eventos de cultura popular do Brasil. Em 2025, a 61ª edição ocorrerá entre os dias 2 e 10 de agosto, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”.

A programação inclui apresentações de danças e folguedos folclóricos, palestras, gincanas, oficinas de brinquedos tradicionais infantis, exposições de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfiles e atividades em escolas e ruas da cidade. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público.