A Estância Turística de Olímpia será destaque em um episódio do programa REVELANDO SP Online 2021, do Governo do Estado, com a exibição de um vídeo do projeto “Máscaras de Bastiões”, nesta quarta-feira (1º).

O conteúdo será disponibilizado nos canais oficiais da Plataforma Cultura em Casa, a partir das 20h30, podendo ser acessado diretamente pelo site. A ação é uma iniciativa do Estado, por meio das secretarias de Cultura e Economia Criativa e Desenvolvimento Regional, como incentivo à valorização e preservação da cultura popular produzida pelo povo.

O projeto selecionado mostra a construção das máscaras utilizadas pelos Bastiões, também chamados de Fardados ou Palhaços, das Companhias de Reis, que são feitas de maneira artesanal, coloridas e adornadas ricamente. Elas têm a função de esconder a identidade dos Fardados e, com isso, impedir que eles sejam reconhecidos pelos perseguidores do Menino Jesus. A manifestação folclórica é muito atuante em Olímpia, que é a Capital Nacional do Folclore.

A produção é assinada pelo artesão olimpiense, Nelson Gonçalves Marques, que começou a se interessar pela confecção de adereços e máscaras dos fardados de Santos Reis ainda criança, aprendeu sozinho e aprimorou a sua técnica, desenvolvendo uma estética própria, que se destaca entre os demais artesãos de Santos Reis de Olímpia.

No programa desta quarta, além de Olímpia, a cidade de Araçatuba também selecionada apresentará a Catira Paulista e a tradicional Queima do Alho. A Capital do Folclore foi ainda contemplada em outros dois editais, Tradição Online e Viola Caipira, e todas as informações podem ser acessadas no site.

O Revelando SP Online é uma programação de economia criativa e cultura tradicional de São Paulo, que exibe a cultura popular de diferentes municípios do Estado, com seus pratos típicos, danças, música, artesanato e diferentes manifestações folclóricas. Vem para fomentar a difusão cultural, que une estado, prefeituras e segmentos artísticos, para desenvolver a cultura em todas as regiões de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here