A Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, realiza nesta sexta-feira (23), mais uma edição gratuita do Projeto ‘Cultura no Coreto’, na Praça Rui Barbosa. Desta vez, a programação contará com o apoio do programa “Tradição SP”, do Governo do Estado, reunindo grupos de Congada, Moçambique e estilos musicais para promover a arte e a cultura com a salvaguarda do desenvolvimento das tradições, da história e das identidades do povo.

Com isso, o “Tradição SP”, que foi criado em 2017 e é administrado pela Associação Amigos da Arte e pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP, traz para Olímpia a apresentação gratuita da Banda Congadar, que mistura congada, rock e blues nos toques cruzados dos tambores mineiros para demonstrar, nos ritmos da cultura africana, a fé, a devoção e a resistência do povo negro.

A banda mineira Congadar, criada em 2013 na cidade de Sete Lagoas (MG), viaja o Brasil apresentando a sonoridade do rock ao Congado com manifestações culturais afro-brasileiras nas batidas vibrantes dos tambores como um de seus elementos mais característicos.

Formada pelo trio de percussionistas e vocalistas Carlos Saúva, Filipe Eltão e Wesley Pelé, além de Giuliano Fernandes (guitarra), Igor Félix (guitarra), Marcão Avellar (contrabaixo) e Sérgio DT (bateria), a banda lançou recentemente o segundo álbum “Chora N’Goma.”

CHÁPÉU DE FITAS DE OLÍMPIA

Além da apresentação principal, o Cultura no Coreto desta sexta-feira (23), terá também a participação dos grupos folclóricos olimpienses, Terno de Congada Chapéu de Fitas e Terno de Moçambique “São Benedito”, fortalecendo o intercâmbio cultural e o resgate das tradições locais que abrilhantam a história e o folclore da cidade.

Congada Chapéu de Fitas – Olímpia

A programação começa a partir das 20h e é aberta a toda população e visitantes. O Diário retransmite através das redes sociais Facebook e YouTube (clique nos links).