DO DIÁRIO — A Estação da Música Wadão Marques, em Olímpia, permanece sem funcionamento desde o início da atual gestão municipal. A paralisação tem gerado reclamações nas redes sociais e de pais de alunos que participavam anteriormente das atividades da unidade, que leva o nome do músico olimpiense falecido em outubro de 2020, aos 59 anos de idade, irmão da atual secretária de Assistência Social, Edna Marques.
A Estação da Música está localizada na Rua Coronel José Medeiros, ao lado da ECO – Estação Cultural de Olímpia e foi inaugurada em junho de 2023, funcionando até o final de 2024.
Segundo nota encaminhada pela Prefeitura, “a Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore assumiu a nova gestão sem contrato vigente para operação da Estação da Música e sem dotação orçamentária prevista para nova contratação”.
“Ainda conforme o relatório de transição, foi recomendada a revisão do modelo da escola para melhor adequação às necessidades da população”, acrescenta a nota oficial.
Desde então, a secretaria informa que “vem consultando profissionais da área para reestruturar a didática e preparar a documentação necessária para o processo licitatório, que permitirá a contratação de novos professores”.
As vagas na Estação da Música eram direcionadas à faixa etária de 7 a 17 anos, com disponibilidade para cursos de piano, violão, percussão, iniciação musical com flauta e canto-coral.
Por fim, “a previsão é que as aulas sejam retomadas após o Festival do Folclore, em agosto”.
SOBRE A ESTAÇÃO DA MÚSICA
A Estação da Música “Wadão Marques” é uma homenagem ao artista, compositor e poeta local, reconhecendo seu legado artístico. O espaço, que servirá como uma escola municipal de música, foi estabelecido em um prédio histórico da cidade, parte do antigo complexo ferroviário de Olímpia.
O imóvel passou por restaurações, mantendo suas características originais e atuando na preservação do patrimônio de Olímpia.
Segundo registros, o prédio abrigou a primeira Estação Ferroviária de Olímpia na década de 1910. Após anos de desuso, a edificação foi restaurada e entregue em junho de 2023, após os procedimentos legais e licitações para a aquisição de instrumentos e contratação da equipe pedagógica.