A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, comunica que será terminantemente proibida a entrada do público com spray de espumas de qualquer tipo na área destinada ao Carnaval Tropical 2018, durante toda a programação da festa, incluindo os desfiles das escolas de samba, noite com trio elétrico e as matinês (Recinto do Folclore).

A medida da Comissão Organizadora atende a um pedido das próprias agremiações e também da população.

A medida da Comissão Organizadora atende a um pedido das próprias agremiações e também da população. O tradicional spray de espuma usado por diversos foliões durante o carnaval pode causar sérios danos à saúde.

A composição do produto apresenta substâncias que, em contato com a pele, podem causar reações alérgicas e urticárias, além de irritações na garganta e nos olhos.

Além disso, o gás utilizado para fazer com que o mecanismo de spray funcione é derivado de petróleo altamente inflamável e responsável por parte da destruição da camada de ozônio.

A orientação é não usar o produto diretamente na pele e sempre desviar o rosto dos jatos de espuma. Caso haja contato do spray com alguma parte do corpo, a recomendação é lavar bastante o local com água corrente. Persistindo os sintomas, o folião deve procurar atendimento médico.

Desde 2007, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece critérios de segurança que devem ser seguidos para a fabricação e a comercialização desses produtos. Devem ser feitos testes toxicológicos que mostrem que o spray não é absorvido pela pele e todas as embalagens devem apresentar especificações como o nome do fabricante e o que fazer em caso de acidente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here