O Senado Federal aprovou, na última terça-feira (12), no Plenário, o Projeto de Lei 6150/14, do ex-deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), que concede a Olímpia o título de Capital Nacional do Folclore. 

Um dos principais defensores da proposta de Mabel, e de Olímpia, foi o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP), padrinho político do prefeito Fernando Cunha. Em agosto, Sandro esteve presente no 53º Festival do Folclore a convite do prefeito e os dois discutiram a importância de agilizar a votação. 

Na ocasião, o deputado, que visitou o Festival pela primeira vez, disse que conhecendo de perto a festa teve a real ideia de como o evento é fundamental para a preservação da cultura. 

O autor do título, deputado federal Sandro Mabel, com Benito Benatti, fundador do Thermas dos Laranjais

“Quando nós propusemos esse projeto para Olímpia ser a capital nacional do Folclore, eu não tinha dimensão do que era o Folclore aqui. O Brasil se reúne aqui em Olímpia e se encontra em Olímpia no Folclore. Com o apoio do prefeito, nós iremos reforçar os nossos contatos e até a festa do ano que vem teremos essa lei aprovada. Nós vamos priorizar essa votação e a sanção pelo Presidente, que por ser amigo do Prefeito, fará rapidamente”, se comprometeu Sandro, no dia 11 de agosto deste ano. 

Na justificativa do deputado, o projeto traz que “há mais 50 anos o município realiza o Festival do Folclore de Olímpia que reúne mais de 80 grupos folclóricos e folguedos de todo país. Muitos deles sobrevivem graças à participação no evento. O Festival foi idealizado pelo professor José Sant’anna que, como estudioso do folclore brasileiro, realizava exposições sobre o tema na própria escola. Mas o evento tomou grandes proporções e hoje reúne mais cem mil pessoas entre moradores, turistas, pesquisadores e estudantes”. 

“Com mais este passo importante, estamos cada vez mais próximos de ser oficialmente a Capital do Folclore, apesar deste sentimento já fazer parte do povo olimpiense. Agradeço o empenho e a influência política do Sandro Mabel, que conhece o potencial turístico de Olímpia e já recebeu o título de cidadão olimpiense por ser investidor da cidade, mas, este ano, pode ver de perto também o potencial cultural do município, que é um dos poucos do país a se dedicar ao folclore”, comemora o prefeito. 

A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em 2014. Agora, ela segue para a sanção do Presidente da República, Michel Temer.