A Companhia CPFL de Teatro apresenta neste sábado (15) às 20h, o espetáculo “Bodas de Sangue”, de Federico García Lorca (1898-1936), na Casa da Cultura, em Olímpia (SP). A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo (2 por pessoa).

O espetáculo é parte do Circuito CPFL, projeto do Instituto CPFL que promove atividades artísticas, esportivas e ações sociais em diversas cidades do país. Na Estância Turística de Olímpia, a ação tem apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

Casamentos interesseiros, frustrações e insatisfações com as normas sociais que conduzem a uma falsa moral são o pano de fundo desta peça escrita em 1932 e baseada em um assassinato ocorrido em 1928, no povoado de Níjar, em Andaluzia, na Espanha. O texto de García Lorca, um dos nomes mais importantes da dramaturgia mundial, é carregado de simbolismos e metáforas retiradas da cultura local, como o sangue, a Lua, o Mendigo, a Morte, as flores, o touro e o cavalo.

A companhia, criada em 2003 com a proposta de reunir colaboradores da CPFL Energia e o público identificado com as artes cênicas, é dirigida por Abílio Guedes e tem como assistente de direção Valtinho Froldi, organizador do programa de oficinas e ensaios. Desde 2004 o grupo promove apresentações abertas ao público.

No repertório destacam-se as montagens de “Lisístrata” (2004), de Aristófanes; “Retiro dos Sonhos” (2005), de Marici Salomão; “No natal a gente vem te buscar” (2007), de Naum Alves de Souza; “Brasil S.A.” (2008), de Antônio Ermírio de Moraes; “Duas cadeiras e uma paixão” (2009), colagens de textos clássicos; “Pérola” (2010), de Mauro Rasi; e “Seis (ou sete?) personagens à procura de autor”, de Luigi Pirandello (2011 e 2016).

Em 2017, o Instituto CPFL realizou três oficinas teatrais aos colaboradores com o objetivo de fornecer os conhecimentos básicos, com aulas teóricas e práticas, sobre o trabalho da criação e composição de personagens.

Sobre o Instituto CPFL

O Instituto CPFL, plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL, em Campinas, completa 15 anos de atividades em 2018 com a missão de integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua.

As transmissões e o acervo online dos encontros do Café Filosófico CPFL são disponibilizados no Youtube, no site, no app institutocpflplay e no Facebook. O programa editado é exibido aos domingos, às 21h, na TV Cultura.

Além das atividades difundidas na TV e nas plataformas digitais, o Instituto CPFL ampliará em 2018 o Circuito CPFL, projeto de abrangência nacional que promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos. Irá ampliar também as ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania.

O ano de 2018 representa um marco da expansão desta rede, com iniciativas em cerca de 100 municípios de seis estados, alcançando um público presencial estimado de 60 mil pessoas.