Na manhã de sábado (18), o Grupo Teatro de Caixeiros realizou uma intervenção teatral na Praça da Matriz, chamada Teatro Lambe-Lambe “Os Viajantes”, por meio de uma montagem com quatro caixotes que em seu interior contavam as histórias dos personagens da mostra. Cada caixote continha em seu interior um cenário com iluminação e sonoplastia, que davam vida à história de cada um dos quatro personagens, que eram manipulados.

Os objetos em miniatura mostravam ao público, de forma rápida, como a arte e a encenação podem ser acessados e possibilitar a utilização de todas as coisas que temos ao alcance das mãos.

À tarde, às 14 horas, os integrantes promoveram uma oficina de teatro de animação na Casa da Cultura, com entrada gratuita. Ali ensinaram a técnica de manipulação dos fantoches e objetos, além de incentivar a criatividade e a imaginação, buscando nas brincadeiras lúdicas e infantis a inspiração para a livre expressão.

DSC_0775

“Foi um dia muito proveitoso para quem pôde apreciar e quis ter contato com a arte expressa pelos Caixeiros”, avaliou o Secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Caio Longhi.  O projeto veio a Olímpia por intermédio do Proac, programa do Governo do Estado de incentivo a atividades culturais e de lazer.

“Buscamos sempre contato com grupos que tenham apoio e incentivo de programas como o Proac, para podermos proporcionar à população espetáculos de teatro e dança, sempre com oficinas gratuitas, onde os alunos do Projeto de Teatro da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, também possam adquirir novos conhecimentos”, completou Caio Longhi.

O Teatro de Caixeiros nasceu como um núcleo de estudos, pesquisas e difusão do teatro lambe-lambe, apoiado e incentivado pela Cia. A DitaCuja na cidade de Ribeirão Preto e a partir dos estudos e pesquisas, desenvolveu sua primeira intervenção dentro desta estética: Viajantes.

As atividades do grupo Teatro de Caixeiros em Olímpia integraram uma circulação por 16 cidades do interior paulista promovida pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Edital Proac Artes Cênicas para Rua, ganho pelo grupo em 2015.